Geovana Pagel
São Paulo – O libanês Fares Nassar, há sete anos no Brasil, desenvolveu a primeira linha mundial de produtos que são ao mesmo tempo naturais, orgânicos e tropicais. A Tropivita, criada há dois anos, é uma empresa especializada no fornecimento de produtos alimentares e de saúde, oriundos do uso sustentável de recursos biológicos, para mercados dos Estados Unidos, Europa e Oriente Médio.
Nassar conta que a idéia surgiu com base na crescente demanda mundial por produtos orgânicos. “Especialistas do setor apostam na possibilidade de o Brasil se tornar um dos três maiores produtores mundiais de orgânicos, nos próximos anos”, explica.
Segundo o empresário, hoje o Brasil exporta basicamente produtos orgânicos inacabados, por isso o propósito foi criar uma marca “guarda-chuva”, que representasse diversos produtos acabados e, conseqüentemente, com maior valor agregado, como geléias e café torrado e moído. “Todos com o selo de qualidade exigido pelos certificadores internacionais”, diz.
Para tanto, conta Nassar, era preciso identificar fornecedores nacionais para desenvolver estes produtos acabados e criar canais de distribuição no exterior. “A empresa contrata serviços de manufatura de diversos produtores e distribui a linha de produtos sob a marca Tropivita”, explica.
“Nossa meta é atuar como parceiro global junto a fornecedores e clientes para desenvolver um mercado que traz benefícios valiosos para os seus participantes, com responsabilidade social e ecológica”, ressalta Nassar, que tem como sócio o alemão Bernd Weyersbach.
A distribuição no exterior inclui venda direta a redes de varejo, vendas por meio de distribuidores e venda direta pelo correio e internet. O primeiro contêiner, com café (torrado, moído e solúvel), geléias, água de coco e doce de banana foi enviado para os Estados Unidos no mês de outubro.
Inicialmente, os principais mercados interessados são Estados Unidos e Europa. Mas, de acordo com Nassar, há muito interesse no contato com países do Oriente Médio como Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Kuwait e Bahrein.
A expectativa em relação a 2004 é bastante otimista. “Esperamos um faturamento superior a US$ 1 milhão”, garante o empresário.
Design da marca e embalagem
Nassar conta que no começo de tudo a maior preocupação da equipe foi com o desenvolvimento do design da marca e a criação de embalagem, que sempre é impressa na língua de destino. Exigência que não representou nenhuma dificuldade para os proprietários da Tropivita.
Todos os colaboradores têm dupla ou tripla nacionalidade, como o próprio Nassar. Filho de mãe brasileira e pai libanês, nasceu no Líbano, morou 11 anos nos Estados Unidos e está há sete anos no Brasil.
Ao todo, são faladas e escritas sete línguas na empresa: português, inglês, espanhol, francês, árabe, alemão e russo. A empresa desenvolve e entrega as embalagens prontas para os produtores. “Passamos mais de um ano desenvolvendo a logo marca e as embalagens”, explica Nassar.
“Queríamos uma marca viva, colorida e alegre”, diz. O resultado foi a utilização das cores verde, amarelo e marrom. “Verde e amarelo representam o Brasil, o marrom é a cor da terra, a árvore é a representação das florestas e o caule, em formato de mão, lembra a população indígena que também participa da elaboração e da produção dos produtos”, explica.
De acordo com Nassar, a empresa é extremamente preocupada com a preservação da natureza. “Futuramente pretendemos contribuir com as ONGs que preservam ecossistemas naturais brasileiros, como a Mata Atlântica e a Amazônia”, garante.
Certificação
Todos os produtos orgânicos Tropivita são certificados pelo Instituto Biodinâmico (IBD), que é a mais antiga e bem estruturada certificadora brasileira. O que lhe confere procedimentos, padronização e nível de certificação elevado.
O IBD é a única certificadora 100% nacional com dois credenciamentos internacionais: a Federação Internacional de Movimentos de Agricultura Orgânica (IFOAM), que garante ao IBD acesso aos mercados dos Estados Unidos e Japão, e o Deutscher Akkreditierungs Rat (DAR), exigido pela comunidade européia.
"Os selos conferem aos produtos certificados um valor agregado que garante ao consumidor a sua origem isenta de contaminação química, respeito ao meio ambiente e à saúde do homem e da terra".
Contato
E-mail: ines@tropivita.com
Telefone: +55.11.3266.5448
Fax: +55.11.3266.5489

