Brasília – Em encontro na Casa Branca com o presidente Jair Bolsonaro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (19) que apoia os esforços do Brasil para integrar a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Ele afirmou também que as negociações entre os dois países devem avançar nas áreas de segurança militar e do comércio.
“Estamos trabalhando com várias questões militares e questões dos vistos para funcionar melhor, o Brasil produz ótimos produtos e nós também. Acredito que o comércio vai aumentar substancialmente entre os dois países”, ressaltou Trump. O Brasil entrou com pedido para ingressar na OCDE em maio de 2017.
Para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o apoio dos EUA na OCDE é decisivo. “O Brasil avançou muito na convergência de políticas para participar da OCDE. É o país não-membro com a maior adesão aos instrumentos da organização – já aderiu a cerca de 30% dos instrumentos que envolvem, por exemplo, comércio, tributação e governança. Além disso, o governo brasileiro está comprometido com as reformas da Previdência e reconhece a importância da Reforma Tributária”, disse a gerente de Política Comercial da CNI, Constanza Negri.