Uber lança no Cairo serviço inédito de ônibus

O Uber Bus vai incorporar a tecnologia da empresa ao sistema de micro-ônibus da capital egípcia, e já começou a operar.

Da Redação
anba@anba.com.br

São Paulo – Em sua mais nova empreitada, o aplicativo Uber anunciou esta semana o lançamento de seu primeiro serviço voltado para usuários de ônibus, o Uber Bus. O modelo foi desenvolvido especialmente para a cidade do Cairo, capital do Egito. “Estou animado por estar no Cairo para lançar o Uber Bus, um produto que melhorará o transporte a preços acessíveis para milhões de egípcios usando a tecnologia do Uber para aprimorar o popular sistema de micro-ônibus”, declarou Dara Khosrowshahi (foto acima), CEO do Uber, em nota emitida pela empresa.

Segundo a plataforma, o serviço vai incorporar a tecnologia da empresa com o popular sistema de micro-ônibus da capital egípcia. A novidade marca o olhar da companhia para um público diverso que busca opções mais acessíveis. O sistema vem sendo testado desde setembro e inicialmente começará cobrindo as áreas de Nasr City, Heliopolis, Greater Downtown e Mohandeseen. A expectativa é que o serviço se expanda por todo o Cairo nos próximos meses.

O usuário vai pedir no aplicativo um assento no ônibus e especificar onde quer chegar. O app, então, encontra outros passageiros viajando na mesma direção – a ideia é que todos possam chegar ao mesmo destino com menos paradas. E o diferencial estaria no preço: “Como a viagem vai ser dividida com os demais passageiros, o preço vai ser acessível o suficiente para que seja usado todos os dias, e mantenha a qualidade dos serviços do Uber”, pontuou a empresa em nota. Segundo a companhia, os micro-ônibus utilizados no serviço contam com ar condicionado. A empresa não informou se os veículos serão propriedade da empresa ou como vão funcionar os trâmites relacionados aos motoristas.

Uber Lite

A companhia está também se programando para lançar o Uber Lite, uma nova versão do aplicativo para motoristas. O modelo foi desenvolvido para funcionar em baixa conectividade e nos dispositivos Android mais antigos em todo o Oriente Médio já no início do próximo ano.

A nova interface foi projetada para tornar as chamadas mais rápidas e leves em conectividade irregular, em telefones Android básicos e para pessoas com planos de dados limitados. O produto está sendo testado em partes da região.

Os lançamentos têm por objetivo alcançar um público de milhões de pessoas. “O Egito e a região do Oriente Médio são extremamente importantes para o Uber e continuaremos a investir pesadamente nessa parte do mundo”, enfatizou em nota o CEO do Uber.

Reformas regulatórias

A ministra do Investimento e Cooperação Internacional do Egito, Sahar Nasr, declarou que o ministério vai apoiar empresas que investem no Egito para que expandam sua presença. “Com uma empresa global como a Uber escolhendo o Egito para lançar o Uber Bus é uma prova do sucesso do ambiente de investimento após as últimas reformas regulatórias. Os novos investimentos da Uber serão beneficiados pela nova lei de investimento e pelos regulamentos de compartilhamento de carona, bem como pela infraestrutura de estradas e pontes que o país implantou”, disse a ministra, segundo a nota da companhia. Nasr ressaltou, ainda, o investimento que a empresa fez em 2017 apenas para inaugurar o seu Centro de Excelência no Cairo. Foram cerca de US$20 milhões.

Divulgação

Publicações relacionadas