São Paulo – A rede de lojas Marlin Furniture, dos Emirados Árabes Unidos, vai inaugurar no final do ano, em Dubai, uma loja só de objetos de decoração e uma área do local será destinada a produtos brasileiros. Para escolher os acessórios, o gerente de compras da empresa, Lyndon Pereira, está participando da feira da Associação Brasileira das Indústrias de Móveis de Alta Decoração (Abimad), que começou ontem (31) em São Paulo.
A nova loja, que terá 500 metros quadrados, está localizada em Jumeirah Beach e vai vender objetos de decoração de diversos países, como França, Itália, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Alemanha, China, Coréia e Brasil. “Procuro objetos que tenham a cara do Brasil”, disse Pereira. Segundo ele, as empresas brasileiras têm produtos diferenciados, de qualidade e com design original.
No primeiro dia do evento, o gerente visitou 10 estandes. Entre os objetos que ele acredita que mais têm a cara dos clientes da Marlin Furniture estão as peças de madeira e cerâmica da Artes & Ofícios, de Pernambuco; da Carolina Haveroth, de Santa Catarina; Reginez e Coisas do Brasil, de Minas Gerais; Di Murano Cristais, de Santa Catarina; e Cristais São Marcos, de Minas Gerais.
As peças de cristais trabalhadas em ouro 24 quilates, os quadros entalhados em madeira e as peças decorativas de alumínio reciclado encantaram Pereira. “Isso sim é que são peças diferentes”, dizia ele. No entanto, o gerente não tem o costume de fechar negócios na feira, primeiro ele avalia os catálogos com seus supervisores e depois entra em contato com as empresas.
De acordo com Pereira, a Marlin só trabalha com contrato de exclusividade, portanto ele busca uma empresa brasileira que possa ser fornecedora exclusiva para a loja. “Não temos uma quantia exata de quanto queremos comprar do Brasil, depende da qualidade dos produtos”, disse. Anualmente, a Marlin importa cerca de 1,5 mil contêineres de mercadorias, que são distribuídas para quatro lojas em Dubai, três em Abu Dhabi, uma em Sharjah e uma no Catar.
Atualmente, a única empresa brasileira que a Marlin Furniture representa é a Sierra Móveis, desde 2002. No entanto, o grupo do qual a empresa árabe pertence, o Almoosa Enterprises, já trabalha com outras fabricantes de móveis do Brasil. Além de móveis, o grupo também trabalha com projetos de hotéis, arquitetura e decoração, aluguel de carros, fabricação de colchões e tecidos. No final de 2009, o conglomerado deve abrir um shopping de móveis em Dubai.
Jordânia
Outra rede de lojas árabe presente na feira era a Interiors, da Jordânia. Essa é a segunda vez que o gerente-geral da loja, Mahmoud Farmawi, participa do evento. “Achei que o Brasil está investindo mais em design e qualidade”, disse. A Interiors ainda não importa do Brasil, mas, segundo o gerente, deve começar a importar em breve.
Farmawi está procurando móveis para sala de jantar, quarto e salas em geral. “A cultura árabe e brasileira são parecidas, eu adoraria vir sempre para o Brasil e fazer negócios com os brasileiros”, disse.
A Interiors é a maior loja de móveis da empresa Pan East & Decoration, que tem quatro lojas na Jordânia. A Interiors tem sete andares e vende produtos dos Estados Unidos, França, China e Turquia.
Contato
Marlin Furniture
Tel. +971 4 334-6664
Email: lyndon@marlinhome.ae
Site: www.marlinhome.com
Interiors
Tel. +962 6 552-3737
Email: mahmoud@interiors-jo.com