São Paulo – Faz apenas três anos que a brasileira de origem libanesa Mag Halat decidiu criar uma marca de roupas modestas, que tem muitas mulçumanas entre as adeptas. “Eu vendo lenços, blusas, conjuntos, vestidos, saias, burkinis e calças. As peças vão desde aquelas que atendem as necessidades do dia a dia até roupa para ser usada em dia de festa”, conta a criadora da By Mag Halat, marca de moda modesta.
O termo é usado para se referir a roupas mais comportadas que não mostram tanto a pele e as formas corporais. Entre as peças mais vendidas da By Mag Halat, que tem como público alvo mulheres acima de 30 anos, estão a touca e o lenço. “Essas são as nossas peças mais acessíveis, de entrada para a marca. As clientes acabam conhecendo a gente por essas peças e na sequência compram outros produtos.” Com as vendas pelo site, a brasileira já entregou encomendas a consumidoras de diferentes estados do país.
Apesar do pouco tempo, a empresa também já vendeu peças para clientes de outros países, como Japão, Angola e Estados Unidos. “As minhas clientes são em sua maioria brasileiras. Já mandei caixas de roupas para o Japão e Estados Unidos, e agora tem uma cliente de Angola que estamos mandando pedido para ela. Nunca vendi minhas peças para nenhum país árabe, mas tenho muita vontade”, diz Mag.
Antes de sair exportando suas peças para as árabes, Mag conta que quer melhorar o marketing da sua marca. “Quero muito mandar minhas roupas para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e Arábia Saudita porque sinto que as minhas peças seriam muito bem aceitas. Elas têm um toque de brasilidade, não parecem árabes, mas seguem os princípios da moda modesta da religião islâmica.”
Criação da marca
Formada em Arquitetura e Urbanismo, a paulista acabou seguindo por um caminho diferente da sua área de formação. “Cheguei a fazer estágio na minha área, mas como gostava de moda, criei um blog sobre o tema em 2016. Nele dei dicas de moda e de maquiagem por muitos anos. Mantive esse blog por um período, ao mesmo tempo que criava vídeos para o YouTube.”
Apesar da moda já fazer parte da vida da paulista desde sua infância, foi a necessidade que fez com que ela criasse uma marca de roupas modestas em plena pandemia. “Há 10 anos, quando coloquei o véu, comecei a sentir a necessidade de encontrar peças adequadas para mulheres muçulmanas e não encontrava em lugar nenhum”, relembra Mag.
“Por muito tempo, não achei véu ou roupa de oração. Não existiam lojas de fácil acesso, e nas lojas que encontrava as roupas que precisava, elas eram largas, me deixavam com cara de velha e geralmente eram bem caras. Por isso, fiz da minha necessidade, minha oportunidade.”
Mesmo com o conhecimento de moda adquirido ao longo dos anos, a paulista se preparou por mais de um ano antes de lançar sua marca. “Eu sempre quis trabalhar com moda, por isso, por anos, deixei a ideia amadurecendo. Em 2020, veio essa vontade de criar minha própria empresa. Antes da abertura da marca, mergulhei nesse universo e participei de diversas mentorias focadas na confecção de moda”, conta a brasileira.
Com o lançamento da sua marca em 2021, Mag acredita que conseguiu resolver as duas questões que mais a incomodavam: o preço e a falta de modernidade nas roupas modestas.
“A touca e o lenço, que são as peças de entrada, podem ser comprados por R$ 39,90 e R$ 69,90, respectivamente. Eu sempre escolho tecidos confortáveis e frescos, como algodão e linho, para usar nas peças de verão. Já as peças de inverno são feitas de tricô e veludo para proteção contra o frio. Além de confortáveis, minhas peças são bonitas, elegantes e modernas.”
Moda modesta
Mesmo com o lançamento da própria marca, a jovem acredita que existe um espaço para ser conquistado por outras empresas na área da moda modesta. “Ainda tem bastante espaço para crescimento de lojas segmentadas neste tipo de moda. Acho que não devemos só ficar na moda para evangélicos, mas para clientes de diferentes religiões. Eu, por exemplo, não atendo só muçulmanas.”
Além de ainda desenvolver os designs de roupas da sua marca, Mag escolhe os tecidos e atende os clientes. Com três funcionárias, a brasileira conta com uma empresa terceirizada para produzir as peças. Nas horas vagas, a dona da marca de roupas modestas cria conteúdos sobre moda, dá dicas de maquiagem e de perfumes árabes nas suas contas pessoais do TikTok e Instagram.
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