Isaura Daniel
isaura.daniel@anba.com.br
São Paulo – A empresa WS Marketing Consultancy, que tem sede em Manama, capital do Bahrein, está procurando empresas brasileiras para representar no Oriente Médio. Ela é de propriedade de dois brasileiros, Walter Carvalho e Sérgio Santos, e distribui produtos do Brasil na região, principalmente nos países do Golfo Arábico. Carvalho disse à ANBA, por telefone, que a WS representa ao redor de 15 companhias brasileiras interessadas em exportar para a região e também árabes que querem investir no Brasil.
A WS Marketing Consultancy distribui todo tipo de produto brasileiro para o qual há mercado na região, como alimentos, commodities, móveis e artigos de moda. Entre as empresas que representa estão joalherias brasileiras como a Fiamma e Vancox, tradicionais expositoras de feiras no mundo árabe. A WS normalmente auxilia as duas nas mostras das quais participam na região. A WS também presta serviço de pesquisa para brasileiros, para que saibam se há demanda para seu produto na região e como é o mercado local no segmento.
"Nós fazemos esse trabalho de pesquisa, fazemos a representação, oferecemos a possibilidade de a empresa expor seus produtos em showroom e de sermos o escritório dela no Bahrein", resume Walter Carvalho. A WS Marketing Consultancy possui um espaço onde expõe produtos brasileiros em Manama. O foco da empresa é a representação de produtos brasileiros, mas a companhia está também estudando outras possibilidades, como importar e distribuir no mercado local mercadorias da China.
Carvalho afirma que tem encontrado dificuldades de inserir os produtos brasileiros na região em função dos custos de transporte. Ele transporta as mercadorias via avião e navio. "Muitas vezes o frete da commodity tem quase o mesmo preço que o produto", diz. Carvalho acredita que seria importante o governo brasileiro colocar um limite nos preços do frete. "Ou os produtores têm que diminuir as suas margens de lucro para exportar", afirma. Outra dificuldade, segundo ele, é a falta de investimento das empresas nacionais em um material promocional de qualidade, com catálogos em inglês. "Isso atrapalha muito."
A empresa WS Marketing Consultancy foi criada por Carvalho e Santos há quatro anos no Bahrein. Carvalho, que é carioca, vive no país árabe há nove anos. Antes de abrir sua empresa, ele era CEO de uma empresa de empreendimentos imobiliários do Bahrein. Ele afirma que o país tem atualmente uma moeda forte e tem salário mínimo ao redor de US$ 500. Dos cerca de 750 mil habitantes do Bahrein, diz Carvalho, 75% são estrangeiros. "A indústria local é pequena, basicamente de petróleo, aço e gás. Eles importam quase tudo", diz.
Contato
WS Marketing Consultancy
Telefone: +973 17795 239
E-mail: walter@brazilnative.net
Site: www.brazilnative.net