Marina Sarruf
São Paulo – A empresa brasileira de cosméticos Nazca, além de ter conquistado as mulheres árabes com produtos para cabelos, faz sucesso também entre as crianças dos Emirados Árabes Unidos, Catar, Jordânia, Arábia Saudita e Kuwait com a linha capilar Acqua Kids. Atualmente, a fabricante exporta para mais de 15 países.
De acordo com a gerente de marketing da Nazca, Verônica Wolff, a empresa exporta para o mercado árabe desde 2002, quando iniciou suas atividades no mercado internacional. Segundo ela, os países árabes representam um forte mercado para a empresa. “A qualidade e os cosméticos brasileiros vieram a calhar com os altos níveis de exigência dos consumidores árabes”, afirma Verônica.
“Os países árabes sempre fazem exigências específicas em relação aos produtos e às embalagens. Todas as nossas linhas de exportação passam por uma avaliação e adequação rigorosa”, diz a gerente. Foi por esse motivo e para uma comunicação mais adequada que a Nazca exporta o produto final com textos escritos em árabe nas embalagens.
Para promover seus produtos no mercado externo, a Nazca costuma participar de feiras do setor como a Cosmoprof Bolonha, na Itália, e a Beauty Dubai, nos Emirados Árabes. Foram nessas mostras que a Nazca apresentou ao mercado árabe uma das linhas mais vendidas para as mulheres da região, a Sphere Plus, que conta com xampus, condicionadores, cremes para pentear e óleo capilar.
Já a linha infantil da Nazca abrange uma série de produtos para cabelos e corpo como xampus e condicionadores específicos para cada tipo de cabelo, spray desembaraçante, gel para fixação e para o corpo, talco para os pés e colônias para meninos e meninas. “É um sucesso nacional que caiu no gosto das crianças árabes”, afirma Verônica. O diferencial dos produtos infantis é que cada um deles tem um cheiro de fruta, como mamão, pêssego, melão e morango.
Segundo Verônica, a abertura do mercado árabe para o Ocidente está maior a cada dia. “As portas estão sempre abertas para nós, que nos orgulhamos de contar com uma das maiores colônias de imigrantes árabes do mundo”, diz a gerente, que acredita que o mercado árabe é promissor.
Entre as estratégias da empresa para aumentar as vendas na região estão a participação em feiras do setor, em rodadas de negócios e a visita a clientes. A Nazca não divulga valores de produção e nem de exportação.
Perfil
A Nazca foi fundada em 1994 e sua unidade industrial está localizada em Diadema, em São Paulo. Atualmente a fabricante conta com 350 funcionários e possui mais de 25 produtos voltados para os cabelos e corpos de mulheres, homens e crianças.