São Paulo – A Yogoberry, rede carioca de lojas de sorvete a base de iogurte, está expandindo seus negócios pelo Oriente Médio. A companhia fechou contrato com o empresário iraniano Kian Khaleghian, que se tornou franqueado máster da marca para toda a região, incluindo países como Arábia Saudita, Omã, Bahrein, Kuwait, Emirados Árabes Unidos e Catar.
As primeiras lojas da rede brasileira foram abertas em Teerã. Uma delas, inaugurada em julho de 2011, está dentro de um clube esportivo. “Ele quis abrir ali para fazer o nome da marca no país”, explica Walter Sampaio, gerente administrativo da Yogoberry, que acompanha o processo de internacionalização da empresa. A segunda, inaugurada em 31 de maio deste ano, está localizada em um shopping center da capital iraniana.
“Para a segunda loja, ele escolheu um local de grande circulação, e já há uma terceira programada”, revela. As lojas em Teerã, conta Sampaio, são do próprio Khaleghian, mas, como franqueado máster, ele pode nomear outros franqueados para abrir outros pontos de venda no Oriente Médio.
O brasileiro conta que o iraniano não é um tradicional empresário do ramo de alimentação, e sim um executivo do mercado financeiro. Sua história com a Yogoberry começou com uma visita ao Brasil, na qual ele conheceu sua namorada brasileira. Além de ir à praia, eles costumavam frequentar a loja da marca em Ipanema, no Rio de Janeiro.
“Ele resolveu arriscar e conseguiu um grupo de 14 sócios para formar um fundo de investimentos e explorar a marca Yogoberry no Oriente Médio”, diz Sampaio. Segundo ele, o Irã é um país “carente de novidades”. “A marca pegou, mas ainda é muito cedo para ser bastante conhecida. Acredito que agora, com a segunda loja, ela vai decolar”, aposta.
“Ele fez um trabalho grande de logística, teve que buscar fornecedores próprios. Agora acredito que ele vai querer capitalizar, abrindo outras lojas”, destaca Sampaio. O executivo afirma que a empresa está satisfeita com o trabalho que Khaleghian está fazendo no Oriente Médio.
Sampaio conta que o sistema de franqueado máster funciona como um filtro para a empresa, já que ele se torna responsável pelas novas lojas a serem abertas na região, analisando quais mercados comportam receber estas unidades.
O brasileiro diz que não houve dificuldades para instalar a marca no Irã. Apenas houve a necessidade de fazer algumas adaptações para o gosto local. “Para as coberturas, os iranianos gostam de nozes e frutas secas”, ressalta. Já a massa dos iogurtes é fornecida pelo mesmo fabricante italiano que vende para as lojas brasileiras.
Para o executivo, o principal diferencial da Yogoberry é a qualidade de seus iogurtes. “Nossos produtos vêm de um fornecedor da Itália, que tem tradição neste ramo de gelados. É uma empresa com mais de 100 anos nesse mercado. Os chocolates das coberturas também são das melhores marcas”, diz. A italiana PreGel, afirma Sampaio, fabrica massas exclusivas para a marca.
De acordo com o executivo, a empresa recebeu contatos de interessados em abrir franquias também em países da América do Sul, além de Espanha e Estados Unidos. Fundada em 2007, a Yogoberry tem 95 lojas em 14 estados brasileiros. Em 2011, o faturamento da empresa foi de R$ 79 milhões.
Contato
Yogoberry
E-mail: atendimento@yogoberry.com.br
Site: www.yogoberry.com.br