Da redação*
São Paulo – A Zona Franca de Ras Al Khaimah (RAK FTZ, na sigla em inglês), nos Emirados Árabes Unidos, recebeu 800 novas companhias no primeiro semestre deste ano com investimentos de 1 bilhão de dirhams (US$ 272,2 milhões). No total, o número de empresas registradas no local chegou a 3,45 mil no final de junho. As informações são do site árabe de notícias MENA Report.
“Estamos trabalhando para criar um ambiente ideal para empresas e indústrias na Zona Franca de Ras Al Khaimah. Estamos sempre modernizando nossa infra-estrutura e instalações para atender às necessidades de diversos tipos de negócios, uma vez que o emirado está se firmando como um centro de negócios e investimentos”, disse o CEO da RAK FTZ, Oussama El Omari.
Das 800 novas companhias 31% são da Europa, 30% são do Oriente Médio, 30% são da Ásia e 6% são dos Estados Unidos. "A RAK FTZ participou com sucesso de muitas feiras comerciais, exposições e convenções internacionais e assim teve acesso a investidores em potencial em países como Egito, Índia, Irã, Coréia do Sul, China e Alemanha", disse El Omari.
Também no primeiro semestre, a Zona Franca de Ras Al Khaimah fechou um contrato com a Tejari, maior loja online da região. Sobre a parceria, El Omari afirmou: "Agora, os clientes da zona franca têm acesso ao comércio eletrônico."
Para acomodar o número crescente de investidores e atender à demanda cada vez maior por instalações, El Omari disse que novos depósitos já foram construídos nos parques industrial e tecnológico da zona franca.
A RAK FTZ inaugurou também um Centro de Excelência Empresarial, que organiza cursos de treinamento profissional com aulas de inglês e árabe, computação e desenvolvimento de carreiras.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum