São Paulo – O emirado de Ras Al Khaimah, nos Emirados Árabes, terá, a partir do final de 2010, um complexo onde empresas brasileiras poderão instalar seus escritórios com as vantagens de uma zona franca. A empresa MP RAK Building vai construir o Brazilian Town, empreendimento que terá espaço para escritórios, flats, business center, residências, shoppings e academias. As empresas brasileiras poderão abrir as suas filiais, no local, com capital totalmente nacional, sem a necessidade de um sócio árabe.
A informação é do empresário Jonathan Macedo, um dos donos da MP RAK Building. A empresa foi constituída neste ano para atuar com empreendimentos imobiliários em Ras Al Khaimah e tem como sócios, além do também brasileiro Jorian Morais, o xeque Mohammed Bin Saqr Al Qassimi, governador do emirado, que é majoritário no negócio, e o diplomata Mohammed Hassan. Morais e Macedo se mudaram para a região e a empresa já tem outros sete empreendimentos planejados, entre torres de escritórios, hotéis e centros de convenções.
A idéia é que o Brazilian Town seja totalmente voltado para os brasileiros. A construção, segundo Macedo, começa em janeiro do ano que vem e termina em dezembro de 2010. O complexo terá o formato dos morros cariocas e a inspiração principal será o Pão de Açúcar. Haverá, inclusive, um bondinho de um "morro" (torre) para o outro. Engenheiros e arquitetos brasileiros estão trabalhando no projeto, segundo Macedo. Apesar de ser uma empresa brasileira constituída nos Emirados, a MP RAK Building tem escritório em Natal, no Rio Grande do Norte, de onde são os sócios brasileiros do negócio.
A parceria entre os dois empresários brasileiros e o xeque começou por intermédio do brasileiro Luciano Henrique de Abreu, que coordena o time Al Qassimi, de propriedade do xeque. Por meio de Luciano, Macedo foi chamado para fazer o projeto de um estádio de futebol a ser construído em Ras Al Khaimah. De acordo com Macedo, o xeque achou que o projeto ficou tão bonito que deveria ser construído para os Emirados, e não apenas para Ras Al Khaimah. O estádio não chegou a virar realidade, mas Macedo teve a oportunidade de conversar sobre outros projetos com o xeque, como o do empreendimento brasileiro.
Foi então que surgiu a idéia do Brazilian Town e foi fundada a MP RAK Building. O outro sócio brasileiro, Morais, é dono também da JAM Engenharia. Macedo é proprietário da MP Engenharia. De acordo com Macedo, Ras Al Khaimah fica a 40 minutos de Dubai e fica na entrada do Golfo Arábico. O emirado, segundo ele, está fazendo uma série de investimentos como centro turístico, além de ter campos de golfe, hotéis de luxo, entre outros atrativos. Os espaços no Brazilian Town já estão à venda (veja contatos abaixo).
Brazilian Town
Diretora de Operações: Cecília Reinaldo
E-mail: cecilia@dubaihighsociety.com
Tel: +971 4 427 0204