Dubai – Para apresentar o potencial de sua nação aos visitantes da Expo 2020 Dubai, o Sudão escolheu destacar cidadãos e empresas inovadoras. No Distrito da Mobilidade, o pavilhão do país árabe na exposição universal é dividido em cinco galerias, entre elas uma voltada para inovação da juventude. O espaço traz produtos e soluções do setor público e privado, com instituições de ensino, pessoas físicas, startups e pequenas e médias empresas. As inovações seguem os subtemas da exposição: oportunidade, mobilidade e sustentabilidade.
Uma das histórias salientadas na exposição foi a de Rawia Abed Awed Ali, uma engenheira biomédica. A pesquisadora desenvolveu uma forma de triagem de retinopatia diabética com base na telemedicina. A retinopatia diabética é uma complicação causada pelo descontrole da glicemia em diabéticos.
Ainda em inovação, empresas sudanesas também tiveram espaço. Entre as citadas no pavilhão, está a Enigma, uma startup que atua com tecnologia de ponta em inteligência artificial. Já a Aqua Gas é uma startup criou um sistema capaz de separar a água em hidrogênio e oxigênio gasoso para o uso na chamada ‘hydrogen therapy’.
Agricultura e goma arábica
Outra galeria de destaque foi a voltada para agricultura, pecuária e goma arábica. No setor de agricultura, o país expôs produtos como fertilizantes orgânicos. Um dos produtos apresentados foi os compostos da AFC Organic, marca sudanesa que fornece tanto para fazendas quanto para uso doméstico, em plantas ornamentais.
- Saiba sobre a participação do Iêmen na Expo 2020 Dubai
No mesmo espaço, a empresa Foga expôs seus produtos relacionados à goma arábica. Entre eles, uma goma em pó para os clientes que preferirem fazer a goma de forma instantânea.
O pavilhão também contou com uma galeria dedicada à cultura, antiguidades e turismo, outra sobre a indústria e mineração, e um último espaço sobre investimento, comércio, comunicações e setor privado no Sudão.