São Paulo – O lucro obtido com a corrida de rua “Emirados Árabes COP28 Run” será doado pela Embaixada dos Emirados Árabes Unidos no Brasil para a tradução da Constituição Federal de 1988 para três línguas indígenas. O anúncio foi feito pela embaixada após um encontro, realizado na segunda-feira (16), entre a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, e o embaixador dos Emirados Árabes no Brasil, Saleh Alsuwaidi (na imagem acima).
O projeto de tradução da Carta para idiomas dos povos originários tem o objetivo de promover a cidadania nessas comunidades, valorizar as línguas indígenas brasileira e ampliar o acesso aos atos normativos públicos. A primeira tradução da Constituição de 1988 para uma língua indígena foi lançada em julho deste ano e contemplou o nheengatu, chamada de Língua Geral Amazônica, e que descende do tupi antigo.
A corrida “Emirados Árabes COP28 Run” foi realizada em 24 de setembro na capital federal, organizada pela Embaixada dos Emirados. Entre 30 de novembro e 12 de dezembro, Dubai, nos Emirados, receberá a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 28. A ministra Sônia Guajajara vai participar do encontro.
De acordo com informações do Instagram da ministra, ela e o embaixador também falaram sobre cooperação dos dois países sobre meio ambiente, desenvolvimento sustentável e geração de renda para povos indígenas.