São Paulo – O estande que será ponto de encontro entre árabes e brasileiros na Anuga, a maior feira de alimentos e bebidas do mundo, está quase pronto. A Câmara de Comércio Árabe Brasileira participa da mostra nesta edição com um espaço que pretende ser a casa dos negócios entre empresários do Brasil e de países árabes que estarão presentes na mostra. A feira ocorre de sábado (05) a quarta-feira (09) em Colônia, na Alemanha, e a empresa brasileira de alimentos Arbaza estará como expositora no estande da Câmara Árabe.
É primeira participação da Câmara como expositora na Anuga. “Essa feira existe há mais de cem anos e este ano terá participação de mais de 7,5 mil expositores. É uma feira setorial global, a mais importante que nós temos no mundo em tamanho e geração de negócios, e em virtude disso a Câmara Árabe resolveu estar presente para ser esse elo, esse ponto de encontro de brasileiros e árabes que estarão visitando a Anuga e realizando negócios dentro dela”, diz diretora de Marketing e Estratégia da Câmara Árabe, Janine Bezerra de Menezes.
A arquitetura do estande da Câmara Árabe vai ser um lembrete de que ali é um lugar para encontros e conversas com árabes. A entidade preparou um espaço repleto de arabescos, pórticos e madeira vazada em tons claros, bem ao estilo das construções e decorações de países árabes. “É um projeto similar ao que fizemos na Apas”, afirma a coordenadora de eventos da Câmara Árabe, Tâmara Machado, que já está em Colônia para a feira (foto acima).
O estande da Câmara Árabe na feira supermercadista Apas Show, em maio deste ano, ganhou o prêmio Stand Apas Show by Popai 2019 na categoria Melhor Estande Internacional. O projeto visual foi desenvolvido pela agência Wiyn Comunicação e Design e teve inspiração em uma universidade saudita de Riad. “Seguimos o mesmo conceito, é como se tivéssemos trazido nosso estande do Brasil para cá”, explica Machado. O tamanho, porém, é menor.
O espaço será palco para exposição de produtos de uma empresa associada à Câmara Árabe, a Arbaza. A companhia atua na importação e na exportação de alimentos. O gerente de comércio internacional, Euclides Cezar Trevisan Pereira, conta que no mercado árabe a empresa já atendeu Emirados Árabes Unidos, Líbano, Egito, Marrocos, Iêmen e Tunísia. A Arbaza tem sede em Caibi, em Santa Catarina, e unidades em Sorriso e Canarana, em Mato Grosso, Foz do Iguaçu, no Paraná, e em Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul.
Essa é a quarta edição da Anuga em que a Arbaza participa, mas é a primeira vez como expositora. “Estamos muito felizes em participar juntamente com a Câmara Árabe porque temos interesse muito grande em aumentar nossa participação no mercado árabe”, afirmou Pereira à ANBA, a caminho da Alemanha.
A Arabaza trabalha com feijões, lentilhas, grão de bico, gergelim e pipoca. Ela é uma empresa familiar, com quase 40 anos de existência, que começou suas operações com importações de pulses (feijões) para vender no mercado brasileiro. Mais adiante, há cerca de cinco anos, a companhia passou a exportar alimentos produzidos no Brasil. “Hoje somos um dos maiores exportadores de pulses do Brasil”, conta Pereira.
Justamente com o intuito de conectar quem quer vender e comprar que a Câmara Árabe vai para a Alemanha. “Estamos bastante entusiasmados e vemos como muito importante essa nossa participação com a finalidade de conectar brasileiros e árabes do mundo inteiro que estejam presentes na feira com o intuito de fomentar negócios e de conhecer melhor as possibilidades e oportunidades entre esses países”, afirma Menezes.
Na última edição, a Anuga recebeu 165 mil visitantes de 198 países. Neste ano, os expositores ocuparão área de 284 mil metros quadrados. O país sede da mostra tem grande comunidade de árabe e descendentes, com cerca de 500 mil pessoas. A Alemanha é também grande importadora. No ano passado fez compras de US$ 109,4 bilhões do mundo, em produtos como queijos, café, vinho, sementes de nabo e alimentos à base de cereais. O Brasil vendeu para os alemães US$ 1,79 bilhão e foi o décimo maior fornecedor internacional do país europeu.
Serviço
Feira Anuga
De 05 a 09 de outubro de 2019
Das 10h às 18h
Mais informações aqui