São Paulo – O mercado saudita é o principal impulsor do crescimento da TruKKer, empresa de logística que trabalha com aplicativo ao estilo do Uber no Oriente Médio, mas voltado para o transporte de cargas por caminhões. “A Arábia Saudita tem o maior número de caminhões per capita do mundo”, disse em entrevista publicada no site do jornal saudita Arab News o fundador e CEO da TruKKer, Gaurav Biswas (foto acima).
A TruKKer, que tem matriz nos Emirados, existe há quatro anos e é uma das empresas de logística que mais cresce no Oriente Médio. A empresa recentemente recebeu grande aporte de capital, de US$ 23 milhões, dos seus maiores investidores. “A Arábia Saudita continua me surpreendendo com o crescimento da inovação em ritmo rápido. Os jovens são muito ambiciosos, acreditam em tecnologia e querem entregar resultados”, disse o CEO ao Arab News.
Os usuários da TruKKer podem solicitar o veículo por meio de um aplicativo que tem como slogan “Qualquer caminhão, a qualquer hora, em qualquer lugar”. A rede conta com 12 mil motoristas e caminhões conectados para atender as rotas comerciais do Oriente Médio. Ele encontrou no transporte transfronteiriço entre Emirados e Arábia Saudita, por exemplo, um mercado atendido principalmente por proprietários individuais de caminhões ou empresas de transporte muito pequenas.
De acordo com Biswas, no mercado saudita a maior parte dos caminhões são de frotas de pequeno a médio porte, com até 50 veículos. Uma pequena parte é de grandes proprietários de frotas, com mais de 500 até 2 mil caminhões. Esse mercado fragmentado é visto por ele como uma “oportunidade”.
Na pandemia, a TruKKer seguiu operando, tentando aprender com o que estava acontecendo e se adequando. Vieram os impactos das mudanças no comércio de contêineres causadas pela China, os bloqueios regionais de circulação, a demanda industrial e de consumo menores. A empresa faz muito transporte de água potável embalada e essa foi afetada pela queda no consumo em restaurantes. A TruKKer, no entanto, aproveitou o momento para ir atrás de mais participação de mercado e comprou negócios menores que enfrentavam dificuldades.
A companhia tem planos ambiciosos. “Seria ingênuo dizer que vou controlar esse mercado neste ano ou no próximo. É um mercado grande e ninguém pode dominar o setor de transporte saudita. Mas estou certo de que podemos nos tornar os maiores e isso não está longe. Eu diria que até o próximo ano faremos mais transações do que qualquer pessoa no mercado, portanto seremos os maiores”, afirmou o CEO.
Os caminhões da TruKKer transportam todo tipo de produto, como petroquímicos, materiais de construção, equipamentos, aço, alumínio, cobre, alimentos, bens de consumo, papel e embalagens. Não é feito o transporte de produtos farmacêuticos ou materiais perigosos, como explosivos.
O Egito é um dos países que está no foco da expansão da TruKKer, mas a empresa também está olhando para Jordânia e outros países do Levante que têm negócios com mercados do Conselho de Cooperação do Golfo, além das oportunidades com a reconstrução do Iraque. A empresa planeja expansão e o seu CEO fala em captação de novos recursos e não descarta uma oferta pública inicial (IPO) no mercado saudita.