Da Redação
anba@anba.com.br
SĂŁo Paulo â O mercado saudita Ă© o principal impulsor do crescimento da TruKKer, empresa de logĂstica que trabalha com aplicativo ao estilo do Uber no Oriente MĂ©dio, mas voltado para o transporte de cargas por caminhĂ”es. âA ArĂĄbia Saudita tem o maior nĂșmero de caminhĂ”es per capita do mundoâ, disse em entrevista publicada no site do jornal saudita Arab News o fundador e CEO da TruKKer, Gaurav Biswas (foto acima).
A TruKKer, que tem matriz nos Emirados, existe hĂĄ quatro anos e Ă© uma das empresas de logĂstica que mais cresce no Oriente MĂ©dio. A empresa recentemente recebeu grande aporte de capital, de US$ 23 milhĂ”es, dos seus maiores investidores. âA ArĂĄbia Saudita continua me surpreendendo com o crescimento da inovação em ritmo rĂĄpido. Os jovens sĂŁo muito ambiciosos, acreditam em tecnologia e querem entregar resultadosâ, disse o CEO ao Arab News.
Os usuĂĄrios da TruKKer podem solicitar o veĂculo por meio de um aplicativo que tem como slogan âQualquer caminhĂŁo, a qualquer hora, em qualquer lugarâ. A rede conta com 12 mil motoristas e caminhĂ”es conectados para atender as rotas comerciais do Oriente MĂ©dio. Ele encontrou no transporte transfronteiriço entre Emirados e ArĂĄbia Saudita, por exemplo, um mercado atendido principalmente por proprietĂĄrios individuais de caminhĂ”es ou empresas de transporte muito pequenas.
De acordo com Biswas, no mercado saudita a maior parte dos caminhĂ”es sĂŁo de frotas de pequeno a mĂ©dio porte, com atĂ© 50 veĂculos. Uma pequena parte Ă© de grandes proprietĂĄrios de frotas, com mais de 500 atĂ© 2 mil caminhĂ”es. Esse mercado fragmentado Ă© visto por ele como uma âoportunidadeâ.
Na pandemia, a TruKKer seguiu operando, tentando aprender com o que estava acontecendo e se adequando. Vieram os impactos das mudanças no comĂ©rcio de contĂȘineres causadas pela China, os bloqueios regionais de circulação, a demanda industrial e de consumo menores. A empresa faz muito transporte de ĂĄgua potĂĄvel embalada e essa foi afetada pela queda no consumo em restaurantes. A TruKKer, no entanto, aproveitou o momento para ir atrĂĄs de mais participação de mercado e comprou negĂłcios menores que enfrentavam dificuldades.
A companhia tem planos ambiciosos. “Seria ingĂȘnuo dizer que vou controlar esse mercado neste ano ou no prĂłximo. Ă um mercado grande e ninguĂ©m pode dominar o setor de transporte saudita. Mas estou certo de que podemos nos tornar os maiores e isso nĂŁo estĂĄ longe. Eu diria que atĂ© o prĂłximo ano faremos mais transaçÔes do que qualquer pessoa no mercado, portanto seremos os maioresâ, afirmou o CEO.
Os caminhĂ”es da TruKKer transportam todo tipo de produto, como petroquĂmicos, materiais de construção, equipamentos, aço, alumĂnio, cobre, alimentos, bens de consumo, papel e embalagens. NĂŁo Ă© feito o transporte de produtos farmacĂȘuticos ou materiais perigosos, como explosivos.
O Egito Ă© um dos paĂses que estĂĄ no foco da expansĂŁo da TruKKer, mas a empresa tambĂ©m estĂĄ olhando para JordĂąnia e outros paĂses do Levante que tĂȘm negĂłcios com mercados do Conselho de Cooperação do Golfo, alĂ©m das oportunidades com a reconstrução do Iraque. A empresa planeja expansĂŁo e o seu CEO fala em captação de novos recursos e nĂŁo descarta uma oferta pĂșblica inicial (IPO) no mercado saudita.