São Paulo – O governo argelino prevê a construção de 750 novos hotéis no país. As novas unidades terão um custo combinado de US$ 5 bilhões e devem aumentar em quase 100% o número de quartos disponíveis no país árabe do Norte da África. As informações foram divulgadas pelo site de notícias Zawya, que citou um funcionário do governo do país.
"A maioria desses hotéis será localizada nos estados turísticos da Argélia, ou seja, no litoral e no deserto. O Ministério do Turismo já entrou em contato com companhias internacionais, como Sheraton, Marriott International e Golden Tulip para dar início ao plano", disse Mouloud Kheloufi, presidente da Associação Geral de Empreendedores da Argélia.
O governo deverá custear o projeto em parceria com investidores estrangeiros. Os contratos de construção serão divididos entre empreiteiras locais, disse Kheloufi.
No final do ano passado havia na Argélia 1,2 mil hotéis, dos quais 13 eram cinco estrelas. Eles totalizavam 90 mil quartos contra 72 mil em 2010, de acordo com Jamal Shailan, consultor de mídia do Ministério.
O país recebeu 2,4 milhões de turistas em 2011 contra 1,5 milhões em 2010. No primeiro semestre de 2012, 1,4 milhão de pessoas visitaram a Argélia. O Ministério do Turismo prevê a chegada de um total de 3,2 milhões de turistas até o final do ano, segundo Shailan.
Três dos 750 novos hotéis serão cinco estrelas, um Sheraton em Annaba, com conclusão prevista para 2015, e dois Marriotts, um em Constantin e outro em Tlemcen. O custo combinado das três unidades será de US$ 490 milhões, de acordo com Kheloufi.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum