Cantora cria grupo de música árabe antiga

A sírio-palestina Oula Al-Saghir formou a banda Nahawand, cujo nome remete às escalas musicais utilizadas na música árabe tradicional. O quarteto se apresenta no bar palestino Al Janiah em 1º de abril.

Bruna Garcia Fonseca
bruna.garcia@anba.com.br

São Paulo – A cantora sírio-palestina Oula Al-Saghir formou há cerca de três meses o grupo Nahawand, que traz músicas tradicionais árabes da Síria, Palestina, Egito e Líbano. Oula faz parte da Orquestra Mundana Refugi e formou a banda a partir dos encontros “Canja” de música árabe, em que cantava com músicos convidados.

O nome Nahawand remete às escalas musicais utilizadas na música árabe tradicional. O quarteto é composto por Oula nos vocais; o palestino Yousef Saif tocando o buzuk, instrumento tradicional de cordas de origem iraquiana da família do alaúde; o tunisiano Raouf Jemni tocando o qanoun, instrumento de 78 cordas típico do Oriente Médio; e o brasileiro de origem sírio-libanesa Maurício Mouzayek, que toca o riq, uma espécie de pandeiro oriental.

A próxima apresentação da banda será em 1º de abril no Al Janiah, restaurante e bar palestino no Centro de São Paulo. Além disso, o grupo pretende oferecer palestras e aulas de música e de história da música árabe.

“Quando comecei a cantar aqui no Brasil, percebi que a música árabe estava muito associada a apresentações de dança do ventre em restaurantes que servem comida típica, mas o mundo árabe tem muitos outros ritmos musicais, do Oriente Médio, do Norte da África, do Egito, são estilos diferentes. Queremos mostrar isso ao público, um outro tipo de música, para ouvir e sentir”, disse Oula à ANBA.

A banda vai gravar um videoclipe no dia 29 de março, no restaurante árabe Bet Jeddi. “Este restaurante é lindo, eles cederam o espaço para a gente gravar, tem um clima muito bom, com plantas, cachoeira, narguilé e churrasco árabe”, contou Oula. O clipe vai apresentar músicas tradicionais da Palestina e do Líbano. O marido de Oula, Salim Mhanna, vai ser o diretor do clipe e é também o empresário do grupo, além de comandar o Bab Bar, na Praça Roosevelt. “Estamos fazendo o nosso melhor para conseguir mais divulgação, mais shows e mais trabalho”, disse Oula. O clipe terá ainda participações especiais de Ian Nain no alaúde e de Omar Smaili no derbak.

“Nossa proposta é mostrar outros tipos de música árabe, aquelas antigas, para reviver a nossa cultura, a nossa tradição. Eu morei na Síria e na Palestina e amo as duas culturas, além do Líbano e Egito, nossos vizinhos, que têm tanto a oferecer musicalmente”, concluiu.

Contato

Nahawand Música Árabe
+55 11 97042-8836
Facebook

 

 

Husam Aldin
Husam Aldin
Husam Aldin
Husam Aldin
Husam Aldin

Publicações relacionadas