São Paulo – A Casa do Saber, centro de debates e disseminação de conhecimento em São Paulo, oferece o curso ‘As Origens do Mundo Islâmico’ com o professor Plinio Gomes, em quatro encontros. As inscrições estão abertas e as aulas têm início em 19 de fevereiro, às 20 horas, de forma presencial, na sede da instituição, na rua Dr. Mario Ferraz, 414. Também há a opção de assistir às aulas on-line, de qualquer parte do Brasil.
O curso aborda a história do mundo árabe e do Islã a partir de cinco cidades fundamentais no desenvolvimento dessas civilizações, começando por Petra (atual Jordânia), e passando por Meca (Arábia Saudita), Damasco (Síria), Jerusalém (Palestina), fechando com Bagdá (Iraque). Na foto acima, a cidade de Petra.
Segundo o professor Plinio Gomes, apesar de o calendário islâmico datar 1440 anos, o ponto de partida da religião veio bem antes desse período. “A ideia é mostrar que o islamismo não caiu do céu, foi sendo criado ao longo de séculos com raízes semíticas, helenísticas e persas”, informou.
Gomes disse que é muito comum que a religião muçulmana e o povo árabe se confundam, porque a primeira publicação no idioma árabe escrito foi o Alcorão. “O Islã define o povo árabe de forma fundamental, apesar de nem todo árabe ser muçulmano, porque consolida o idioma árabe”, afirmou.
No curso, ele pretende contar a história da origem do islamismo e da cultura árabe, que caminham juntas, a começar pelo reino dos Nabateus, que viviam em Petra entre o século 1 a.C e o século 1 d.C. “Essa cidade é muito importante. Era o ponto de passagem das rotas comerciais para o Império Romano de incenso, mirra e betume, entre o Mediterrâneo e a Mesopotâmia, e o povo nabateu tinha origem semítica e falava em um dialeto aramaico meridional, uma língua muito próxima do árabe”, contou o professor.
O incenso, segundo Gomes, era muito usado por razões religiosas nos templos pagãos; a mirra era um aroma medicinal amplamente utilizado na época, principalmente em formato de bálsamo para tratar feridas, e o betume era a base de cosméticos e cremes de beleza, oriundo do Mar Morto.
“O Islã tem origem no judaísmo e no cristianismo, tem uma conexão muito forte com essas religiões, cita personagens bíblicos como Maria, Abraão e o Rei Salomão e não explica quem eles são como na Bíblia, porque a informação já é de domínio público”, afirmou Gomes.
De acordo com o professor, a fonte semítica do islamismo é ligada ao contexto religioso; a helenística, com origem grega traz o conhecimento científico e filosófico; e a fonte do mundo persa traz o componente cultural e técnicas e estruturas políticas para a organização do estado religioso. “O Islã é um mix dessas culturas, por isso consegue se expandir com tanta facilidade”, reforçou.
O curso segue por Meca, na Arábia Saudita, contando a história de Maomé e do papel da cidade dentro das redes de caravanas. “O islamismo como religião se consolida em Meca e começa a se expandir em direção ao Norte, para Damasco e Jerusalém”, disse Gomes.
O professor contou que Bagdá, a última cidade abordada no curso, foi fundada no século VIII (ano 762 d.C.), “projetada, como Brasília, em um local não habitado, como uma capital do islamismo na Mesopotâmia, entre o Oriente Médio e a Pérsia, por uma questão geopolítica, estratégica”.
Neste momento da história, segundo Gomes, o Islã já é um império, e a criação da cidade de Bagdá denota um momento em que a política é muito mais importante que a religião. “Vamos falar inclusive do livro ‘As Mil e Uma Noites’, que tem diversas histórias que se passam em Bagdá neste período”, acrescentou.
O curso é voltado para quem tem interesse em história, geografia, religião, literatura, arquitetura e história da arte. As aulas vão trazer, ainda, conteúdos como a origem dos monumentos arquitetônicos de Petra e da Ka’ba, um cubo negro que fica em Meca e é o centro da peregrinação dos muçulmanos. “A Ka’ba servia como um depósito de ídolos das diferentes tribos que por lá passavam, antes da criação do islamismo, e acabou se tornando um símbolo da unidade do Islã”, concluiu Gomes.
Plinio Gomes é bacharel e mestre em História pela Universidade de São Paulo. O valor do curso presencial é de 4x de R$185,00, e o on-line, 4x de R$195,00. As inscrições podem ser feitas pelo site da Casa do Saber.
Serviço
As Origens do Mundo Islâmico
Professor Plinio Gomes
A partir de 19 de fevereiro
4 encontros
das 20h às 22h
Casa do Saber
Rua Dr. Mario Ferraz, 414, São Paulo
Inscrições abertas
Presencial
On-line