São Paulo – A Dom Villê Conservas vai começar a vender azeitonas egípcias no Brasil. A empresa paulistana participou de rodadas de negócios com exportadores do Egito na última semana (foto acima), na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, na capital paulista, e comprou dois contêineres do produto em conserva de duas companhias do país árabe.
A Dom Villê importa azeitonas, frutas secas e cogumelos e os comercializa no mercado brasileiro. Os produtos vão para distribuidores que atuam junto a restaurantes e hotéis no Brasil com a marca Dom Villê. Os recipientes variam de um quilo até 150 quilos.
O sócio da empresa, Gregório Hadje Kartalian (à esquerda na foto), conta que a empresa importa produtos da Argentina, Peru, Chile e China – deste último apenas cogumelos em conserva – e o preço foi um dos motivos pelos quais Kartalian resolveu comprar a azeitona egípcia em conserva.
De acordo com o empresário, o valor da azeitona egípcia está atualmente melhor do que o da azeitona argentina, mesmo o produto do país vizinho não tendo Imposto de Importação para entrar no Brasil, em função das duas nações serem parte do Mercosul.
No final do ano passado, entrou em vigor o acordo de livre comércio entre Mercosul e Egito e a azeitona em conserva egípcia já tem desconto de 25% na tarifa de importação para chegar no mercado brasileiro. “O imposto passou de 14% para 10,5%”, afirma Kartalian.
O empresário afirma que fechou negócio para verificar como trabalham os egípcios quanto a prazos e pesos, e a partir desta experiência avaliará a continuidade nas compras. Se tudo der certo, a Dom Villê pretende importar 30 contêineres de azeitonas egípcias ao ano em um primeiro momento – ela também está aberta a avaliar o produto de outros países árabes.
“No meu segmento, a tendência é aumentar bastante as importações do Egito”, afirmou Kartalian para a reportagem da ANBA, sobre o impulso que deve ser dado às compras de azeitonas do Egito em função do desconto de tarifa do acordo com o Mercosul. O empresário espera que as azeitonas desses primeiros pedidos cheguem ao Brasil em junho.
Dom Villê
A Dom Villê tem dez anos de existência e comercializa os seus produtos principalmente nas regiões Sudeste e Norte do Brasil. A sede da empresa – escritório e unidade industrial – fica no bairro Rio Pequeno, na zona Oeste da capital paulista.
A empresa paulistana comercializa azeitonas em conserva em diversos formatos, desde verde sem caroço, verde fatiada e verde recheada até azeitonas pretas inteiras, fatiadas e sem caroço. Do Egito, foram compradas azeitonas verdes fatiadas e verdes sem caroço. A importação do Egito foi a primeira compra direta de um país árabe feita pela Dom Villê. A empresa já havia comprado produtos árabes anteriormente, mas por meio de uma corretora.
Câmara Árabe
As rodadas de negócios das quais Kartalian participou foram organizadas pela Câmara Árabe e pelo Food Export Council (FEC) do Egito, e ocorreram na quinta-feira (10), como parte do Encontro Empresarial Brasil-Egito, no qual também foram feitas palestras sobre as relações dos dois países e o potencial exportador egípcio.
As empresas egípcias também participaram como expositoras da Apas Show, feira do setor de supermercados que ocorreu entre 7 e 10 de maio, em São Paulo. As companhias expuseram seus produtos em um pavilhão organizado pela Câmara Árabe.
Contato:
Dom Villê Conservas
Telefone: +55 (11) 2533 4787
E-mail: gkartalian@uol.com.br