Emirates News Agency*
Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) – A Dubai Ports International (DPI), empresa de investimentos e administradora portuária de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, vai investir US$ 313,3 milhões na construção de nove ancoradouros para embarque e desembarque de contêineres no novo porto de Busan na Coréia do Sul.
"Como parte da aquisição dos ativos da (operadora portuária) CSX World Terminals (CSXWT), nós obtivemos 25% da administração do novo porto de Busan", disse Mohammad Sharaf, diretor-geral da Dubai International. "Como parte da aquisição, estamos investindo cerca de 25% do valor total do empreendimento, avaliado em US$ 1,25 bilhão", acrescentou.
O porto de Busan é o quinto maior porto marítimo no mundo, atrás de Hong Kong, Cingapura, Xangai e Shenzhen, na China. tendo operado 11,4 milhões de TEUs (unidade que equivale a um contêiner de 20 pés) no ano passado. Segundo Sharaf, a construção dos nove ancoradouros está progredindo bem.
"Esperamos poder começar a operação em Busan no começo do próximo ano", disse ele, que acredita que o comércio entre a Coréia e os Emirados irá aumentar nos próximos anos.
*Tradução de Silvia Lindsey