São Paulo – Em 2012, o setor de transporte aéreo de cargas sofreu uma “desaceleração” devido principalmente à queda das importações da Europa e à redução das compras da China. Mas de acordo com o vice-presidente sênior da Emirates SkyCargo, Ram Menen, a África foi o único continente em que os volumes continuaram a crescer. Menen, que participa nesta semana da feira de logística Intermodal, em São Paulo, afirmou que a América do Sul também não escapou à desaceleração, mas deverá encerrar o ano fiscal de 2013 com resultados melhores do que os de 2012.
“O mercado tem estado muito volátil nos últimos sete ou oito meses. Em 2012 o mercado mundial ficou muito retraído, o volume caiu. A Europa não importou tanto, mas manteve as exportações. A China teve um desempenho muito ‘lento’. A África foi o único mercado que cresceu e que continua a crescer. Já a América Latina começou bem o ano (de 2012), mas desacelerou desde outubro”, afirmou Menen à ANBA.
A previsão da Emirates Sky Cargo é que, apesar do fraco movimento observado por Menen, o ano fiscal de 2013 seja melhor do que o de 2012. No grupo Emirates, o ano fiscal é contabilizado entre 1º de abril de um ano e 31 de março do seguinte.
De acordo com o gerente de Emirates SkyCargo para a América do Sul, Dener Souza, a previsão é que neste ano a empresa movimente entre 28 mil e 30 mil toneladas na região. Em 2012, foram movimentados aproximadamente 28 mil. “Em março, logo após o Carnaval, já observamos reação do mercado (local)”, disse.
A Emirates SkyCargo atua no Brasil desde novembro de 2010, quando inaugurou voos semanais para o aeroporto de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo. Atualmente, a empresa voa três vezes por semana para Viracopos com um avião Boeing 777F com capacidade para transportar 103 toneladas de carga. A empresa também opera nos voos comerciais da Emirates Airline no Rio de Janeiro e em São Paulo, que têm frequências diárias para Dubai em aviões Boeing 777-300ER.