São Paulo – Nascida na cidade do Rio de Janeiro, Lethicia Bronstein, de 44 anos, é a mente por trás da marca de roupas de gala que chegou aos Emirados Árabes Unidos em novembro do ano passado. Em 18 anos de existência, a marca homônima já vendeu peças de alta costura para atrizes de Hollywood e vestiu noivas de novelas da Globo.
“Tudo aconteceu bem rápido nos Emirados. Fui procurada em julho de 2024 pela Satin, uma startup de internacionalização de marcas de moda brasileira. Eles se interessaram pelas minhas roupas, fizeram uma seleção e fecharam o pedido. Depois de quase seis meses da negociação, os produtos chegaram e começaram a ser vendidos”, diz Lethicia.
“Foi com o propósito de viabilizar a expansão das marcas brasileiras de moda de luxo no mercado dos países do Golfo Pérsico que a Satin chegou até mim.” Gerenciada por dois brasileiros, a startup revende os produtos de Lethicia através de uma plataforma de e-commerce de multimarcas, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
De acordo com Lethicia, eles querem oferecer às consumidoras uma experiência de compra única e sofisticada. Por isso, quando selecionaram as peças dela, escolheram aquelas que tinham bastante brilho, eram bordadas e foram feitas com tecidos mais especiais.
Além do luxo, o cuidado com o corpo também foi levado em consideração na hora da escolha dos vestidos de alta costura. “Sem decote, os vestidos cobriam os braços das compradoras. Essa foi uma seleção diferente do que é vendido para as brasileiras ou americanas, porque é um público com uma cultura diferenciada.”
Apesar disso, a carioca tem bastante interesse em expandir os negócios no país árabe. “Lá existe um público muito interessado no estilo de roupas que faço. As árabes gostam de luxo, produtos feitos com riqueza de detalhes, bordados e tecido com tramas e brilho”, explica a proprietária da marca Lethicia Bronstein.
Segundo a carioca, a marca de roupas ainda precisa de um tempo para se adaptar às consumidoras árabes. Porém, ela acredita que há espaço para crescer nos próximos anos e que pode chegar a outros países árabes, além dos Emirados.
História da marca
A estilista criou sua empresa sem nenhuma pretensão. Apaixonada pelo universo das noivas, ela passou a produzir vestidos para as amigas em 2006. “Naquela época eu morava e trabalhava em São Paulo e passava os finais de semana no Rio de Janeiro fazendo os vestidos para as minhas amigas. Mantive essa rotina por um tempo até criar minha marca”, relembra Lethicia.
Um ano e meio depois, com um portfólio recheado, a carioca resolveu se dedicar exclusivamente à sua marca. “Abri uma loja bem pequena na rua Oscar Freire, que não tinha nem 100 metros quadrados. Contava com uma modelista e uma assistente, e todas as minhas clientes eram do Rio de Janeiro.”
Anos depois, a marca se consolidou em São Paulo e Lethicia recebeu a oportunidade de desenhar vestidos de noivas para diversas novelas da TV Globo, entre elas Sol Nascente, Salve Jorge, Beleza Pura e Babilônia.
“Foram tantas novelas que nem me lembro de todos os nomes. As atrizes foram conhecendo o meu trabalho e passaram a pedir que as vestisse para eventos. Foi assim que a minha marca evoluiu de vestidos de noivas para vestidos de festas.”
Além das fronteiras
Foi sem publicidade paga e contando apenas com o boca a boca que a empresa foi crescendo até chegar aos Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Noruega, Alemanha e outras partes do mundo.
“As americanas, por exemplo, gostam muito das minhas peças. Há uma grande aceitação por lá. Acho que a minha marca se diferencia porque ela veste as mulheres de uma forma muito natural e atemporal. Minhas peças de roupas não são descartáveis e vestem pessoas de diferentes idades”, completa Lethicia.
No Brasil, a marca atende pelo site e multimarcas que fazem parceria. Além das exportações feitas pela Satin, Lethicia também exporta via Farfetch.
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*Reportagem de Rebecca Vettore, em colaboração com a ANBA.