Festival de documentários tem dois filmes árabes

20ª edição do ‘É Tudo Verdade’ acontece até 19 de abril em São Paulo e no Rio de Janeiro. Mostra tem curta libanês e longa argelino.

Bruna Garcia Fonseca
bruna.garcia@anba.com.br

São Paulo – A vigésima edição do festival É Tudo Verdade trouxe duas produções de origem árabe, sendo uma libanesa e uma argelina. O maior festival de documentários do Brasil e da América Latina teve início dia 9, com abertura no Auditório do Ibirapuera, e vai até 19 de abril em São Paulo e no Rio de Janeiro. Após este período, o festival viaja a Santos, Belo Horizonte e Brasília.

Cena do filme “A Batalha de Argel”

O curta-metragem Ressonâncias (2017, Líbano, 27 minutos) é dirigido por Nicolas Khoury e conta a história de uma varredura sem fim em um campo de refugiados em Bekaa, no Líbano, revelando diferentes partes do corpo e histórias surrealistas. O filme tem diálogos em árabe e legendas em inglês e português, e terá quatro sessões dentro da mostra Competição Internacional de Curta-Metragem, sendo três em São Paulo e uma no Rio.

Já o longa-metragem dirigido por Malek Bensmaïl, A Batalha de Argel (2017, Argélia, França e Suíça, 117 minutos),  documenta o período de 1965, quando um diretor italiano começou a rodar um filme reconstituindo os eventos da Batalha de Argel (1956-1957). A produção foi censurada em vários países e se tornou um clássico do cinema político, sendo exibida todo ano na televisão da Argélia, em comemoração à sua independência. Passados sessenta anos, o documentário mostra um forte olhar ao filme que mistura os limites entre história e lenda.

A Batalha de Argel tem diálogos em árabe, francês, inglês e italiano e legendas em inglês e português. O longa terá uma última exibição no Centro Cultural São Paulo nesta terça-feira (17) às 15h, dentro da mostra Competição Internacional de Longas e Médias-Metragens.

Mais informações em http://etudoverdade.com.br.

 

Serviço

A Batalha de Argel – São Paulo
Centro Cultural São Paulo – CCSP – 17/04 às 15h

Ressonâncias – São Paulo
IMS Paulista – 17/04 às 13h
Centro Cultural São Paulo – CCSP 18/04 às 17h
Sesc 24 de Maio – 21/04 às 21h

Ressonâncias – Rio de Janeiro
IMS Rio – 22/04 às 14h

Marcos Finott
Divulgação

Publicações relacionadas