Riad – O festival Riyadh Season rendeu mais de 1 bilhão de riais sauditas (US$ 270 milhões) para a Autoridade Geral de Entretenimento Saudita (GEA, na sigla em inglês) até o momento, disse o presidente do órgão, Turki Al Sheikh, segundo informações publicadas nesta quinta-feira (19) pelo jornal Arab News.
A temporada de atrações culturais, musicais, esportivas, gastronômicas e de entretenimento em Riad, capital da Arábia Saudita, começou em 11 de outubro e deveria terminar em 15 de dezembro, mas foi prorrogada até 31 de janeiro.
O executivo destacou que as receitas indiretas, registradas pelo sistema saudita de pagamentos eletrônicos, ultrapassaram 4 bilhões de riais durante o período do evento. Ele acrescentou que o festival atraiu 10,3 milhões de visitantes para a capital e arredores, e criou 34,7 mil empregos diretos e 17,3 mil indiretos.
Al Sheikh ressaltou que, após o “sucesso excepcional” da Riyadh Season, o desafio agora será repetir o desempenho nos festivais programados para Sharqiah – região Leste do país – e Jeddah, no litoral do Mar Vermelho, que vão ocorrer em breve.
A Riyadh Season integra as Saudi Seasons, uma série de 11 festivais semelhantes realizados em diferentes regiões da Arábia Saudita. As temporadas de atrações diversas começaram a ocorrer este ano com os objetivos de promover o turismo no país e ampliar as opções de entretenimento para a população local.