Agência Brasil
Rio – Os recursos do Ministério da Agricultura para o setor de produção de orgânicos atingirão R$ 2 milhões em 2005. Segundo o ministro Roberto Rodrigues, em 2004 foram destinados R$ 400 mil para o setor.
O ministro explicou que foi incluído no Plano Plurianual (PPA) um programa específico para a agricultura orgânica (Pró-Orgânico), que tem projetos nas áreas tecnológica, de extensão rural, crédito, organização dos produtores, difusão de tecnologia e mecanismos de apoio comercial (propaganda e marketing).
Roberto Rodrigues disse que o Pró-Orgânico é um programa de longo prazo que implica no aporte de recursos orçamentários, por isso, haverá a elevação do total que será aplicado.
Ele informou que a idéia é investir principalmente na área de hortifrutigranjeiros, porque é a de maior interesse do pequeno produtor. "É a área em que estamos concentrando mais a nossa atenção", disse Rodrigues, lembrando que o Brasil tem atualmente uma participação pequena no mercado de produtos orgânicos.
Segundo ele, enquanto a participação desses produtos no mercado interno europeu chega a 20%, no Brasil ela não ultrapassa a 2 %. "Há um espaço gigantesco para crescer e conquistar mercado", afirmou.