Da redação
São Paulo – O Japão está interessado em importar álcool anidro do Brasil para utilizar a em seu programa de mistura de álcool a gasolina. Uma missão de cooperativistas da federação das cooperativas japonesas, a Zen-Noh, se reuniu ontem (05) por duas horas com o diretor do Departamento do Açúcar e do Álcool do Ministério da Agricultura, Ângelo Bressan, para tratar do assunto.
Segundo informações do ministério, os negócios com o Japão podem representar a abertura de um mercado de 1,8 bilhão de litros de álcool por ano. Só para se ter uma idéia, no ano passado inteiro o Brasil exportou um total de 757 milhões de litros e as expectativas do setor para este ano são de exportações de 1,5 bilhão de litros.
De acordo com o ministério, em 2003 o governo do Japão autorizou a mistura de 3% de álcool anidro à gasolina. Para Bressan, o Brasil é um forte candidato a suprir a demanda japonesa. "Asseguramos à missão japonesa que o álcool é um produto seguro, fácil de produzir e barato", disse Bressan, segundo informou a assessoria de imprensa da pasta.
Ainda de acordo com o ministério, a Zen-Noh fornece combustível para cerca de 5% do mercado japonês, o que equivale a 9,5 bilhões de litros da gasolina por ano.