São Paulo – O Ministério de Água e Irrigação da Jordânia irá modernizar e ampliar a distribuição de água na região Norte do país em um projeto dividido em quatro etapas e orçado em US$ 60 milhões. Segundo as informações do próprio ministério divulgadas pela agência de notícias Petra, serão beneficiadas pela iniciativa 25 comunidades do distrito de Bani Kenana, na província de Irbid.
O principal objetivo da iniciativa é modernizar a rede de distribuição de água para técnicas e equipamentos que resultam em menor consumo de energia, custos mais baixos e economia de recursos hídricos. Ao mesmo tempo, mais pessoas e propriedades rurais deverão ser atendidas em uma região de forte pressão demográfica em razão de refugiados sírios.
O projeto prevê a construção de um reservatório com capacidade para armazenar 16 mil metros cúbicos de água, a interligação de reservatórios já existentes por meio de 15 quilômetros de novas redes de distribuição e mais 545 quilômetros de distribuição secundária de água.
Equipamentos antigos ou obsoletos ainda em uso serão desativados e substituídos por instalações mais eficientes, além de serem realizadas padronizações em conexões de água em residências. O investimento será financiado pelo Banco Europeu de Investimento (EIB, na sigla em inglês).
Leia também:
Fluxo de navios cresce em terminal da Jordânia