São Paulo – Um brasileiro lançará livro sobre a história dos Emirados Árabes Unidos e as lições que é possível tirar dela para a vida e os negócios. O autor é Clemens Villas Boas, 30 anos, de Salvador, formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). “Encontro com o Rei” promete trazer ensinamentos com base histórica e cultural, referenciados no método do escritor e psiquiatra brasileiro Augusto Cury.
“Estão reunidos cultura, história e educação no livro, relatando como foi o desenvolvimento, a caminhada, desde o deserto, desde as tendas, desde os beduínos até os dias atuais”, diz Clemens, explicando que em cada capítulo estão descritas as habilidades utilizadas nessa trajetória, com foco principal na realeza.
O interesse de Clemens pelos Emirados surgiu na universidade. Há cerca de cinco anos ele fez a primeira viagem ao país. O autor relata como elementos da construção do seu livro os contatos travados como jurista e no ambiente acadêmico, assim como a visita a museus, universidades e outros locais dos Emirados, encontros com a diplomacia, parlamentares e outros representantes do país árabe.
De acordo com Clemens, no livro o leitor vai encontrar história e as habilidades necessárias para romper com todas as dificuldades que o povo dos Emirados rompeu. “A narrativa é construída como uma forma de educar a população através das lições e da cultura de um povo, na pessoa de seus governantes, através de habilidades, de costumes e de diversos dispositivos que os ajudaram a conquistar tudo que conquistaram até o momento”, afirmou ele para a reportagem da ANBA.
A publicação foi pensada para um formato interativo. Já existe um site com o mesmo nome do livro, no qual é possível adquirir mentoria, webinar, peças que fazem referência à cultura árabe, entre outras ferramentas, além do próprio livro físico em português. O livro deve ser lançado formalmente, no entanto, em português e inglês, em Salvador, São Paulo e Brasília, no Brasil, e em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, neste ano.
Associado da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, o autor tem também mestrado em Direito, Governança e Políticas Públicas pela Universidade de Salvador (Unifacs) e é doutorando em Gestão e Administração Pública no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), de Brasília. Professor, palestrante e pesquisador, ele leva adiante várias atividades no meio acadêmico, assim como projetos sociais e de intercâmbio cultural com os Emirados, entre outras atividades.
Leia também:
Rubens Hannun lança livro sobre árabes e Brasil


