São Paulo – A Massi Trading, empresa de propriedade do brasileiro libanês Issam Hassan (foto acima), está planejando novas estratégias para explorar o mercado árabe. A Massi fica em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e comercializa produtos brasileiros nos países da região. O principal negócio da empresa é a carne de frango, mas Hassan está olhando para mais possibilidades de atuação para se adaptar e atender novas demandas locais.
Hassan mora nos Emirados desde 2004. Ele trabalhou para uma grande empresa brasileira de carnes no país árabe, mas em 2012 resolveu abrir o próprio negócio em Dubai. O objetivo era fazer da Massi um braço de companhias brasileiras no mercado árabe, funcionar como um escritório próprio para elas. “Mas sem o custo total de ter um escritório próprio”, contou Hassan por telefone à ANBA.
A tática é oferecer serviço profissional, com a menor quantidade possível de intermediários, dando assim melhores margens tanto para o fornecedor quanto para os clientes, e estabelecer uma relação transparente baseada na confiança. Dentro dessa proposta, a Massi trabalha com empresas brasileiras parceiras, que têm com o escritório custo fixo e variável, este último de acordo com o desenvolvimento dos negócios.
Atualmente, a Massi trabalha para as brasileiras Bello Alimentos, de carne de frango, e Pluma, de ovos férteis. A base é Dubai, mas a empresa busca negócios para os produtos em todo o mercado árabe. A Massi dá exclusividade para as empresas em seus setores e tem exclusividade para atendê-las na região nestes segmentos. A parceria com a Bello existe desde 2013 e com a Pluma, desde 2016.
A Massi chegou a trabalhar com outras empresas no mercado árabe. As parcerias são o carro-chefe da empresa, mas em áreas onde elas não estão estabelecidas, a Massi atua como uma trading convencional, fazendo a compra e venda de produtos, principalmente de alimentos como carne bovina. No total, a empresa comercializa no mercado árabe mais de 36 mil toneladas ao ano, especialmente em carne de frango do Brasil, segundo Hassan.
A Massi está disposta a expandir sua atuação e formas de trabalho e a estabelecer parcerias com mais companhias brasileiras. A empresa quer, no entanto, trabalhar com quem possa ter volume de vendas ou já tenha testado o mercado. “Empresas que já tomaram a decisão de ingressar nesse mercado ou querem crescer”, define Hassan. O empresário acredita que a operação não vale a pena para pequenos volumes.
O empresário pensa também em novos setores para explorar, como de café, arroz e frutas. “Quando a gente lida com um distribuidor, ele não compra só carne e ovo, ele compra uma variedade enorme de itens”, afirma Hassan, lembrando da vasta necessidade de importação de alimentos dos árabes. A Massi já estabeleceu uma nova parceria, com a marca de água BMAM, que fará um lançamento na Gulfood, feira que ocorrerá em fevereiro em Dubai.
Além de encontrar novas empresas que queiram fazer da Massi seu braço nos países árabes, e de explorar novos segmentos, Hassan está pensando em como se adaptar à nova realidade do mercado de carne de frango nos países árabes. Nações como a Arábia Saudita querem desenvolver a produção local e vêm pedindo know-how e investimento brasileiro em contrapartida às importações que fazem do País. “O Brasil tem que olhar com atenção, acompanhar, manter o lobby necessário para não perder vendas na região”, afirma.
A Massi estuda a possibilidade de atuar como consultoria para o estabelecimento de produção nos países árabes, mas para isso precisa da parceria de uma empresa produtora do Brasil. Hassan acredita que há espaço tanto para a carne de frango local, que tem custo de produção bem maior, como para o frango do Brasil. A produção local é principalmente do “griller”, frango de até um quilo que é vendido fresco, segundo Hassan. “Não compete diretamente com o congelado”, diz.
A sede da Massi Trading fica no Jumeirah Lakes Towers, um complexo de torres em frente às ilhas Jumeirah, em Dubai. A empresa conta com equipe de sete pessoas. Issam Hassan atua como diretor administrativo da Massi. Ele é brasileiro libanês, já que nasceu no Brasil, mas tem cidadania e origem familiar libanesa.
Contato:
Massi Trading
Site aqui
Telefone: + 971 4 394 1763
E-mail: issam.hassan@massidubai.com