Alexandre Rocha
São Paulo – A DaymlerChrysler do Brasil vai exportar 150 ônibus Mercedes-Benz para a Arábia Saudita. A companhia ainda não divulgou quando será feito o embarque dos veículos, nem qual empresa será responsável por fornecer as carrocerias. Mas informou que os chassis fabricados no Brasil serão do modelo O 500 M, para uso urbano ou fretamento, e que pode receber uma carroceria de até 13,2 metros.
A exportação faz parte de um contrato maior fechado no dia 31 de outubro pela Companhia de Transporte Público da Arábia Saudita (Saptco, da sigla em inglês) e pela empresa Al-Juffali & Bros, que representa a marca Mercedes-Benz no país árabe.
O acordo, assinado pelo presidente da Saptco e vice-ministro dos Transportes da Arábia Saudita, Abdullah Al-Muqbil, e pelo presidente da Al-Juffali & Bros, Khaled Al-Juffali, envolve a compra de um lote de 450 ônibus, no valor de US$ 80 milhões, ou 300 milhões de riais sauditas.
De acordo com informações do site árabe de notícias econômicas Menareport.com, a Saptco é a maior empresa de transporte terrestre de passageiros da Arábia Saudita e conta hoje com uma frota de 2,7 mil ônibus.
O restante dos veículos que constam do contrato será fornecido pela fábrica da Mercedes instalada na Turquia, segundo informou a assessoria de imprensa da companhia. A DaimlerChrysler do Brasil já havia vendido um lote de 150 ônibus para a Saptco em julho do ano passado.
A subsidiária da Mercedes no Brasil exporta com certa regularidade não só para a Arábia Saudita, mas também para outros países árabes. A empresa esperava vender 2 mil veículos para a região este ano.
No geral, segundo informações da própria companhia, a DaimlerChrysler do Brasil deverá produzir, até o final do ano, 49 mil veículos, entre ônibus e caminhões, na sua fábrica em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo. Do total, 17 mil unidades devem ser exportadas.