São Paulo – Começou neste sábado (21), a Brazilian Coffee Week nos Emirados Árabes Unidos. O evento ocorre no Museu do Café de Dubai e conta com degustação de cafés brasileiros importados pelo país árabe por diferentes marcas. A programação vai até o dia 26 de novembro. O evento é promovido pela embaixada do Brasil em Abu Dhabi em parceria com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Para o evento, foi montada uma estação de café onde a cada dia uma empresa importadora e distribuidora de café brasileiro nos Emirados vai apresentar seu trabalho. O primeiro dia contou com exposição da Easternmen & Co. Na abertura do evento estiveram presentes o embaixador do Brasil em Abu Dhabi, Fernando Igreja, o embaixador dos Emirados Árabes Unidos no Brasil, Saleh Al Suwaidi (de forma remota), o chefe do escritório internacional da Câmara Árabe em Dubai, Rafael Solimeo, a chefe do escritório da Apex-Brasil em Dubai, Karen Jones, e o dono do Museu do Café de Dubai, Khalid Al Mulla.
A mostra reflete a crescente expansão do comércio de café entre o país e a região árabe e é aberta ao público das 9h00 às 17h. Seguindo a programação, também expõem as marcas Coffee Planet, neste domingo (22), a Nativo.ae, no dia 23, a Ducoffee, no dia 24, a Ally Coffee, no dia 25, e a Emirati Coffee encerra o evento, no dia 26.
Os visitantes poderão provar os cafés brasileiros servidos por cada marca, além de ter acesso à gastronomia brasileira para acompanhar a bebida. O patrocínio é da AMF Comfort Food Trading, que pertence ao chef Fernando Lima, brasileiro. Lima vai preparar alimentos típicos brasileiros como pão de queijo, bolo e tapioca. A capacidade do Museu está limitada a 20 pessoas por vez para atender o protocolo de segurança por conta da pandemia do coronavírus.
Fernando Igreja lembrou a importância dos árabes na difusão do grão, que nasceu na África, e teve no Oriente Médio seu principal polo de difusão para o restante do mundo. “O café deve ser uma ponte econômica e cultural entre o Brasil e os países árabes. [O grão] Foi trazido para o Brasil durante o século 17 para se tornar a base da economia nacional no século 19”, destacou o diplomata.
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Igreja também observou que o Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café, com uma produção 49,31 milhões de sacas de 60 quilos apenas em 2019. “O Brasil e os Emirados são parceiros estratégicos e a segurança alimentar é uma das principais prioridades de sua cooperação bilateral. Essa forte cooperação é evidente no fato de que, apesar da pandemia de coronavírus, as exportações brasileiras de alimentos para os Emirados aumentaram mais de 7% até outubro de 2020. Os laços entre estes dois países foram fortalecidos ainda mais este ano como resultado da parceria estratégica estabelecida pelo Sheikh Mohammed bin Zayed Al Nahyan, príncipe herdeiro de Abu Dhabi, e o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, durante sua visita de estado aos Emirados Árabes Unidos em outubro de 2019 ”, disse o embaixador, para quem o café representa a estreita amizade entre os dois países.
Em material divulgado, o presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun, parabenizou o embaixador Igreja pela iniciativa. “Agradecemos por sempre apoiar os objetivos da Câmara Árabe. A indústria do café na região árabe está crescendo com sua grande população, principalmente de profissionais jovens, consumindo mais produtos do café. As empresas brasileiras podem capitalizar essas oportunidades no mercado, oferecendo bebidas exclusivas, e a Brazilian Coffee Week proporcionará um local ideal para mostrar o que torna seu blend diferente, gerar oportunidades de negócios e estabelecer novas parcerias. Os visitantes do museu terão a oportunidade de provar os produtos apresentados para julgar por si próprios a qualidade do café brasileiro”, concluiu.
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Mesmo em um cenário de pandemia, Karen Jones é otimista. A executiva acredita que o Brasil pode repetir o nível de embarque realizado em 2019, quando exportou US$ 21 milhões em produtos de café para os Emirados. “Com grande interesse, estamos monitorando o crescente consumo de café da população dos Emirados, que se tornou um dos mercados-alvo dos exportadores de cafés especiais brasileiros nos últimos anos. A Brazilian Coffee Week é uma grande iniciativa para mostrar o sabor excelente e único dos cafés especiais brasileiros e apoiar as empresas que estão promovendo esse produto nos Emirados Árabes Unidos”, disse a chefe do escritório da Apex-Brasil em Dubai.