São Paulo – O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, teve encontro com o presidente do Egito, Abdel Fattah El-Sisi, na quarta-feira (17), em Évian, na França, onde ocorreu a cúpula do G7. O Brasil foi um dos convidados da reunião do G7, assim como o Egito – os dois não integram o grupo. Segundo informações do governo egípcio, o encontro entre os presidentes teve como foco as relações Brasil-Egito.
Segundo a presidência egípcia, El-Sisi falou com Lula sobre fortalecer o relacionamento e aprimorar os canais existentes de consulta mútua. Ele abordou ainda os esforços colaborativos em andamento para implementar as disposições do Acordo de Parceria Estratégica assinado entre os dois países em novembro de 2024 e destacou o crescimento substancial do comércio bilateral de Brasil e Egito nos últimos anos.
Segundo a nota da presidência egípcia, Lula elogiou o forte momento das relações bilaterais do Brasil e do Egito e a expansão dos mecanismos de cooperação que unem os dois países após a adesão do Egito ao BRICS. Ele mencionou o Acordo de Parceria Estratégica e o Acordo de Livre Comércio do Egito com o Mercosul e falou sobre expandir o volume do comércio bilateral.
El-Sisi e Lula também discutiram a cooperação em fóruns internacionais. Segundo a nota, Lula expressou profunda gratidão pelos esforços do Egito e, pessoalmente, do presidente El-Sisi, para restaurar a estabilidade no Oriente Médio. Ele reiterou o apoio do Brasil às abordagens egípcias que priorizam soluções duradouras, abrangentes e pacíficas para crises no Oriente Médio e continente africano.
Leia também:
Brasileiros vendem US$ 18,5 milhões no Egito


