São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira promove na próxima terça-feira (12) um ciclo de palestras que tem como foco principal fazer com que os empresários brasileiros conheçam e entendam o consumidor árabe e seus hábitos de compras. Haverá três apresentações sobre o tema, além de assinatura de um memorando de entendimento (MOU) entre a Câmara Árabe e a SP Negócios, agência de promoção de investimentos e exportações do município de São Paulo.
O evento começa 8h30 com credenciamento e será aberto com a assinatura do MOU. Logo depois, às 9h30 a diretora comercial da H2R Pesquisas, Alessandra Frisso, dará a palestra “Conhecendo o consumidor árabe”. A H2R vem se consolidando no mercado brasileiro como uma empresa de pesquisas especializada no mundo árabe e já vez vários levantamentos relacionados ao tema nos últimos anos.
Outra palestra será “Os hábitos de consumo no mundo árabe”, com a consultora da Euromonitor de Inteligência Estratégica para mercados do Oriente Médio e Norte da África, Kinda Chebib. “Ela vai nos trazer a possibilidade de entender o que o consumidor árabe procura, o que o consumidor árabe procura no prato, o que o consumidor árabe procura no dia a dia, o que o consumidor árabe procura no seu lazer”, afirma o secretário-geral da Câmara Árabe, Tamer Mansour.
A terceira palestra do dia será “Como decifrar o varejo árabe”, com Janaína Azevedo, gerente de exportações da Minerva Foods, que vai falar sobre a experiência da empresa junto ao consumidor árabe. A Minerva é uma das maiores exportadoras brasileiras de carne bovina e tem no mercado árabe boa parte das suas vendas. A gerente vai relatar suas experiências em negociações, visitas ao varejo e com o consumidor árabe.
Mansour afirma que o evento faz parte da estratégia de elevar a relação do Brasil com o mundo árabe para outra dimensão. O secretário-geral lembra que o País está cada vez mais próximo dos países árabes e que seus mercados sustentaram boa parte da pauta internacional de comércio do Brasil de janeiro a outubro. As exportações para a região avançaram 10,75% no período enquanto para o mundo como um todo caíram 7%.
“É de extrema importância hoje que as empresas entendam que essa relação que está crescendo pode triplicar ou quadruplicar se nós conhecermos esse consumidor, que é quem tem, no final, o poder de decidir a compra”, afirma Mansour. O secretário-geral acredita que é parte desse avanço nas relações vender produtos mais acabados para os árabes. “Quando estamos falando sobre o consumidor, não estamos mais falando na relação do Brasil com os países árabes em termos de matérias-primas, estamos falando de vender valor agregado, produto final que chega na mão do consumidor como ‘Made in Brazil’”, diz Mansour.
O ciclo de palestra “Os hábitos de consumo no mundo árabe: a competitividade no varejo e como agregar valor à sua marca” é gratuito e voltado para empresas associadas da Câmara Árabe. Outras pessoas interessadas em participar devem entrar em contato com a entidade para verificação de disponibilidade. Após as apresentações haverá um momento de perguntas do público para as palestrantes.
A MOU entre a Câmara Árabe e SP Negócios será assinado para reforçar a parceria entre as duas instituições. O documento será firmado pelos presidentes Rubens Hannun, da Câmara Árabe, e Juan Quirós, da SP Negócios. O objetivo é que o memorando dê embasamento para que seja feito trabalho conjunto na promoção de investimentos e parcerias entre empresas árabes e empresas brasileiras.
Serviço:
Ciclo de Palestras “Os hábitos de consumo no mundo árabe: a competitividade no varejo e como agregar valor à sua marca”
Terça-feira, 12 de outubro de 2019, a partir das 8h30
Auditório da Câmara Árabe
Avenida Paulista, 283 – 11º andar
Mais informações: (11) 3145 3200 ou members@ccab.org.br
Inscrições aqui