Da Agência Brasil
Rio – A plataforma P-43 da Petrobrás chega hoje (28) ao Campo de Barracuda, na Bacia de Campos no Rio. A solenidade comemorativa da conclusão da unidade e a saída da P-43 foram realizadas pela manhã, no Estaleiro Mauá Jurong, em Niterói.
A P-43 começou a ser construída há três anos – um investimento da ordem de U$ 500 milhões -, parte financiada por um grupo japonês e outra pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com incentivo fiscal do governo do estado, que abriu mão do ICMS ( Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
O investimento gerou 3 mil empregos diretos. A preparação do casco da plataforma do navio foi feita em Singapura (Ásia) e os módulos no Brasil, pela Petrobrás. A nova unidade é uma das maiores do mundo e vai ser responsável por 15% de todo o petróleo produzido na Bacia de Campos.
A P-43 deve entrar em operação até o fim deste ano e a expectativa, segundo o secretário estadual de Energia, da Indústria Naval e do Petróleo, Wagner Victer, é que ela produza de 150 a 180 mil barris por dia de petróleo, a médio prazo.