Algérie Presse Service*
Argel (Argélia) – O preço do petróleo, atualmente em alta recorde, poderá cair no caso de uma recessão na economia mundial, na opinião do ministro das Minas e Energia da Argélia, Chakib Khelil. Segundo ele, uma possível crise econômica internacional inevitavelmente resultaria em uma queda na demanda e, portanto, também nos preços.
Ontem (13) Agência Internacional de Energia (IEA, da sigla em inglês) alertou para essa possibilidade de desaquecimento econômico, justamente por causa da alta nos preços da commodity. De acordo com a agência, as cotações já estão tendo um impacto negativo na economia global.
Em longo prazo, Khelil disse que "a história poderá se repetir no período de seis a oito anos", referindo-se às crises econômicas de 1986 e 1998, quando os preços do petróleo bruto atingiram baixas históricas.
Quanto às conseqüências de tal situação na economia da Argélia, Khelil alertou que grandes projetos podem ser paralisados, tais como o metrô e o aeroporto de Argel. A economia do país árabe depende largamente das exportações de petróleo.
Por esse motivo, a exemplo de outros países produtores, a Argélia resolveu, por precaução, basear seu orçamento em um barril de US$ 19,00 nestes últimos anos. "O governo não vai começar nenhum projeto que não possa completar", acrescentou. No mercado internacional, o preço do barril do petróleo superou a casa de US$ 50,00 nos últimos dias.
*Com informações da redação da ANBA