São Paulo – Um projeto da empresária Marlucia Martire (foto acima) está promovendo joias, moda e arte com brasilidade no Oriente Médio. A iniciativa começou há dois anos e desde então foram feitas várias ações para a inserção de produtos com características do Brasil no mercado da região, incluindo workshops com capacitação dos empresários na proposta e participação em espaços de exposição e venda no Oriente Médio.
Chamado de Brazilian Atmosphere, o projeto é realizado pela ALM Brazil, trading do Rio de Janeiro da qual Marlucia é CEO e sócia. A empresária conta que se trata de uma evolução no trabalho da empresa, que já tinha como foco as vendas de alimentos tipicamente brasileiros. A empresária elegeu os três novos segmentos para seguir na exportação e pretende ampliar a proposta para novas áreas no futuro.
“A brasilidade não é fincada no folclore, mas é ligada a tudo o que foi construído ao longo da nossa vida no Brasil”, afirmou Marlucia, citando vivências com a praia, a beleza do céu e o carnaval, que servem como elementos para criar. Ela lista como produtos com brasilidade a arte que remete à fauna e à flora brasileiras, às cores e formas na natureza; as joias delicadas e com detalhes feitas de pedras variadas; e a moda com cores, movimentos, bordados, rendas e tecidos locais.
A empresária Marlucia faz questão de ressaltar que o foco são produtos ousados, modernos e elegantes. “A brasilidade está em alta, agrega valor às peças”, afirmou ela à ANBA. Para empresas de moda, inclusive, o projeto terá disponível em breve uma consultoria para que as empresas consigam desenvolver suas roupas, bolsas ou calçados com a brasilidade.
Como parte do projeto, a ALM Brazil levou, em 2018, mais de 20 quadros da artista plástica brasileira Edith Rocha para exposição no World Art Dubai, nos Emirados. As obras depois ficaram expostas por quase um ano na embaixada do Brasil nos Emirados. Em abril deste ano, Marlucia novamente levou artistas brasileiros para a mostra, mas dessa vez 12 nomes, cada um com cerca de três obras.
As peças expostas na World Art Dubai 2018 e 2019 ficarão à mostra e disponíveis para venda na Galeria Arabesque, em Dubai, entre agosto e setembro. A data exata ainda será confirmada. A exposição terá curadoria de Bassem Zbeeb e os artistas serão Edith Rocha, Anne Weege, Bia Ferrari (obras na foto acima), Carla Cavendish, Cláudia Costa, Cristina Pires Furtado, Hermano Ferro, Júlio Cets, Marciah Rommes, Mariana Maia, Paula Paes Leme, Yara Mattos e Yara Rangel.
Também estão previstas como ações do Brazilian Atmosphere a participação de empresas do segmento na feira Watch & Jewellery Middle East, que ocorre em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, no começo de outubro, e em outra mostra do segmento, a Jewellery Arabia, em Manama, no Bahrein, em novembro.
A proposta é também fazer atividades no próprio Brasil voltadas à formação das empresas. Nesta semana, na quarta-feira (10), foi promovido o workshop “Exportação de Brasilidade”, no Museu de Arte Contemporânea (MAC), no Rio de Janeiro.
Os temas foram a agregação de valor que traz a produção com brasilidade, a exportação legalizada de peças de artes e joias e seus processos burocráticos, os mercados para joias, moda e artes no Oriente Médio. Uma nova edição do workshop será feita em agosto, no MAC, no Rio, em dia a ser definido. A ideia da empresária Marlucia é levar o workshop também para outros estados do Brasil.
De acordo com Marlucia, já mais de 20 empresas das três áreas que já estão envolvidas com o projeto, mas o objetivo é aglutinar novos nomes e trabalhar com um total de 50 companhias. As exportações delas serão feitas via ALM Brazil.
Contato:
Brazilian Atmosphere
ALM Brazil
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