Alexandre Rocha
São Paulo – Mais de 500 mil visitantes, brasileiros e estrangeiros, devem passar pela 23ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que será realizado entre os dias 21 e 31 deste mês no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na zona norte da cidade. No evento, serão apresentados os principais lançamentos da indústria automobilística nacional e internacional.
Segundo a organização, a feira, que está entre as seis maiores do gênero no mundo, vai contar com a presença de 140 expositores, entre montadoras, fábricas de autopeças, indústrias de acessórios e outros. Ao todo, cerca de 400 carros serão apresentados ao público. O Salão ocorre a cada dois anos desde 1960 e desta vez vai ocupar um espaço de 80 mil metros quadrados.
Este ano, o Salão vai coincidir com o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, última etapa do campeonato, que será realizada no próximo domingo (24) no autódromo de Interlagos, também em São Paulo. E as montadoras não vão perder tempo.
A Fiat, por exemplo, vai lançar na quinta-feira (21), primeiro dia do evento, uma série especial do modelo Stilo batizada de "Michael Schumacher", em homenagem ao alemão heptacampeão mundial. O próprio Schumacher vai marcar presença no lançamento, ao lado de seu companheiro na equipe Ferrari, o brasileiro Rubens Barrichello. É bom lembrar que a Ferrari pertence à Fiat. O carro será equipado com itens esportivos, como rodas com aro de 17 polegadas, aerofólio e pintura na cor vermelho "Modena", a mesma da Ferrari.
Outra estrela da Fórmula 1 que deve passar pelo Salão é o finlandês Kimi Raikkonen, da McLaren. Mas, de acordo com a organização do evento, sua passagem deverá ser bem mais discreta. Ele vai conceder apenas uma entrevista a um pequeno número de jornalistas convidados pela fabricante de pneus Michelin, que equipa os bólidos da equipe.
Celebridades do mundo político também vão marcar presença. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai participar de uma "avant première" na noite de quarta-feira (20), cuja renda será doada para programas sociais do governo.
Indústria brasileira
Na seara nacional, além do Stilo "Michael Schumacher", as montadoras brasileiras prometem uma série de novidades. A própria Fiat vai levar o Dobló Adventure Estrada Real, uma minivam com cara de veículo off-road batizada em homenagem ao caminho por onde passava o ouro extraído em Minas Gerais na época do Brasil colônia. O modelo homenageia também o estado onde está localizada a fábrica da Fiat.
Os carros com cara de fora-de-estrada estão mesmo em alta. A Volkswagem, por exemplo, vai mostrar no Salão o Cross Fox, versão com design off-road do compacto Fox, desenvolvido e fabricado no Brasil. A empresa, sediada em São Bernardo do Campo (SP), vai apresentar também o médio Polo Sedan Triflex, que funciona com gasolina, ou álcool combustível, ou a mistura dos dois, ou gás natural. O modelo vem no vácuo do Chevrolet Astra Multipower, lançado recentemente pela General Motors do Brasil.
A GM, por sua vez, vai apresentar três carros conceito desenvolvidos no Brasil. Tratam-se de versões esportivas, batizadas de "SS", do compacto Corsa Sedan, do médio Astra Sedan, e da minivan Meriva. Veículos que podem vir a ser produzidos em série.
Já a Renault vai apresentar a nova versão do médio Mégane, que começará a ser produzida na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, a partir do final de 2005. A companhia vai mostrar também seu primeiro carro bicombustível, o Clio Hiflex, que vai rodar com gasolina, ou álcool, ou a mistura dos dois, e começará a ser produzido até o final do ano.
Ainda no que diz respeito às multinacionais francesas, a Peugeot vai levar para o Salão a linha 2005 do compacto 206, com especial destaque para a perua 206 SW, que começará a ser fabricada no Brasil a partir do primeiro trimestre de 2005.
Na linha dos carros com cara de fora-de-estrada, a Citroën vai apresentar o C3 XTR, baseado no compacto C3, que já é produzido no Brasil. O XTR, por enquanto, é fabricado somente na Europa, mas a companhia vai fazer uma pesquisa para saber se o consumidor brasileiro tem interesse no modelo e poderá produzi-lo no país.
Todas as montadoras vão expor seus modelos 2005, como é caso da Mercedes-Benz, com os compactos Classe A, fabricados em Juiz de Fora (MG), da Nissan, da Honda e da Ford, que vai levar ao Salão o novo Fiesta Sedan, lançado recentemente.
Carros de sonho
Uma das grandes atrações do Salão serão os importados. Muitos dos carros que serão apresentados, porém, cabem apenas nos sonhos da maioria dos consumidores. Entre eles estão modelos lançados nas edições deste ano dos salões de Detroit (EUA), Genebra (Suíça) e Paris (França).
Dois modelos que prometem causar furor são o Ford GT, esportivo baseado no lendário GT 40, várias vezes campeão em Le Mans na década de 1960; e o Mustang GTR, lançado pela Ford para comemorar os 40 anos do modelo.
A Ferrari promete expor a nova 612 Scaglietti, ainda não comercializada no país. A Masserati, por sua vez, vai mostrar o MC-5, aparentado com a Ferrai Enzo, e o Quattroporte, desenhado pelo estúdio Pininfarina.
Já a Mercedes vai exibir o novo superesportivo SLR McLaren, a Porsche vai mostrar a nova geração do clássico 911, novamente equipado com faróis arredondados, o Boxter e o Cayenne, utilitário esportivo de alta performance. A também alemã BMW vai expor os novos série 6 e série 1.
Não faltarão também os carros conceito, que as montadoras gostam de apresentar como possíveis visões do futuro.
Serviço
23ª Salão Internacional do Automóvel de São Paulo
De 21 a 31 de outubro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP)
Das 13 horas às 22 horas, com exceção do último dia que será das 11 horas às 19 horas (com entrada até às 17 horas)
Ingressos:
Adultos: R$ 20
Crianças até 12 anos: R$ 10
Crianças até cinco anos e idosos não pagam
Site:
www.salaodoautomovel.com.br