São Paulo – O Mês do Idioma Árabe no Brasil teve suas atividades encerradas nesta quinta-feira (24), em São Paulo. O evento foi promovido pelo Centro Internacional Rei Abdullah Bin Abdul Aziz para o Idioma Árabe, da Arábia Saudita.
Durante o jantar de encerramento (foto acima), no Hotel Pullman Ibirapuera, estiveram presentes representantes do centro saudita, como o Mahmoud Ismail Saleh, secretário-geral da instituição, e diplomatas como o embaixador da Arábia Saudita no Brasil, Ali Abdullah Bahittam.
Esta é a primeira edição do evento promovido pela entidade saudita no Brasil e teve apoio cultural do Centro de Divulgação do Islam para América Latina (CDIAL). “Esse Mês [foi realizado] em Foz do Iguaçu, depois em Florianópolis, São Bernardo do Campo e em São Paulo, na USP. Esse evento simboliza sobretudo a importância do aprendizado do idioma árabe no Brasil. Esperamos que hajam outros eventos em breve”, afirmou Elias Hadi, responsável comercial do CDIAL.
Em discurso de encerramento o embaixador da Arábia Saudita apontou a relevância histórica do idioma. “A língua árabe contribuiu para a humanidade difundir conhecimentos como a filosofia e a cultura. O Reino da Arábia Saudita sempre se empenhou em difundir a língua árabe. Esse Centro [Internacional Rei Abdullah Bin Abdul Aziz para o Idioma Árabe] contribui com muçulmanos e não muçulmanos também. A cooperação entre Arábia Saudita e Brasil é ampla e cuidaremos de ampliar ainda mais”, pontuou.
Bahittam declarou à ANBA, ainda, que iniciativas como essa podem trazer resultados ao relacionamento entre os países. “Essa é a primeira vez que o mês para o idioma árabe acontece no Brasil. Nós esperamos que no ano que vem possamos [ter outros eventos e] tornar mais forte ainda as relações entre o Brasil e a Arábia Saudita”, declarou.
O vice-presidente de marketing da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Riad Younes, também participou da celebração. “Esse é um evento feito para divulgação e aprofundamento da língua árabe na América Latina e Brasil, principalmente. É muito interessante porque somente 30 países no mundo hospedaram esse evento de um mês inteiro de aprendizado da língua. Para a Câmara Árabe é um evento fundamental, porque parte integrante do projeto da Câmara é aproximar as culturas dos povos brasileiros e árabes. Um programa como esse facilita a compreensão da cultura e tradições árabes”, afirmou Younes.
Também estiveram no encerramento do Mês do Idioma Árabe no Brasil outras autoridades como o cônsul geral dos Emirados Árabes Unidos em São Paulo, Ibrahim Salem Alalawi. Durante o encerramento, alunos da Escola Islâmica Brasileira fizeram apresentações em árabe e houve entrega de prêmios aos estudantes que participaram de concursos de árabe.