Da redação*
São Paulo – A liberalização do setor de tecnologia da informação na Jordânia vai gerar crescimento no mercado de telecomunicações do país. Informações da Comissão Reguladora de Telecomunicações da Jordânia (TRC) indicam que em 10 anos o setor vai movimentar mais de US$ 1 bilhão por ano, o dobro do que vem sendo registrado até agora.
De acordo com o site árabe de notícias econômicas Menareport.com, a abertura do mercado à concorrência privada está tornando o setor competitivo e dinâmico para investidores. Nos próximos anos devem ser atraídos novos investimentos e oferecido um maior número de serviços.
"A liberalização do mercado já provou ser um grande estímulo para a demanda por serviços de telecomunicações no país. As licenças que foram aprovadas estão abrindo o caminho para a concorrência pois permitem o oferecimento de serviços melhores a preços menores", disse o presidente da TRC, Muna Nijem. A abertura de novas concorrências nas próximas semanas por parte da TRC deve movimentar ainda mais o setor.
Com o fim do monopólio da Jordan Telecom sobre o segmento de telefonia fixa, em 31 de dezembro de 2004, a TRC recebeu vários pedidos de licença para operação seguindo o novo Regime Integrado de Licenciamento e Regulamentação. As regras foram criadas para facilitar a entrada de novos investidores e garantir um ambiente de negócios competitivo e justo.
"É natural que os que tiveram grandes privilégios e poder sobre o mercado no regime antigo tenham medo em relação ao futuro. Mas as medidas a serem tomadas agora, para que seja feita a transição para o Regime Integrado, devem acabar com os receios de que a TRC poderá agir de outra maneira, senão com transparência, atendendo às consultas e seguindo a lei de telecomunicações", disse Nijem, segundo o site árabe.
Quando as licenças existentes estiverem de acordo com o Regime Integrado e o nível de competitividade estiver estabelecido, o setor deverá crescer ainda mais rápido do que cresce hoje. Em 1995, as telecomunicações eram responsáveis por de 4% do PIB jordaniano, em 2004 este valor havia crescido para cerca de 6% e ainda é prevista uma expansão maior.
*Tradução de Mark Ament