O Instituto Brasileiro de Frutas vai participar da missão brasileira ao Egito, Tunísia e Marrocos a partir da próxima semana. O objetivo é promover o suco e as frutas nacionais na região. Os três países ainda não compram grandes volumes destes produtos do Brasil, mas, segundo o instituto, têm potencial para aumentar as importações.

A cooperação entre o poder judiciário dos dois países foi assunto de uma reunião entre o ministro do Superior Tribunal de Justiça do Brasil, Antonio Herman Benjamin, e o vice-presidente da corte constitucional egípcia, Adel Omar Cherif. Benjamin esteve no Cairo para participar de uma reunião mundial sobre legislação ambiental.

O ex-vice-presidente da entidade, que morreu em 2004, vai ser homenageado por ter contribuído com trabalho voluntário para diversas entidades da comunidade árabe. Além da Câmara Árabe, Semin foi presidente do Esporte Clube Sírio. Hoje à noite, sua viúva, Deise Semin, e suas filhas vão receber um troféu e medalhas comemorativas.

Da redação* São Paulo – A empresa petrolífera Qatar Petroleum International, do Catar, a norte-americana Occidental Petroleum Corporation e o Ministro do Comércio e Indústria do Panamá, Alejandro Ferrer, assinaram ontem (15) no Panamá um memorando de entendimento para a construção de uma refinaria petrolífera no país centro-americano, segundo informa o jornal catariano The Peninsula.

Os países árabes estão reunindo esforços para digitalizar o seu patrimônio histórico. Uma reunião sobre o tema ocorreu na semana passada no Egito e reuniu fundações que trabalham com documentação. Na ocasião foram apresentados projetos em andamento, como a conversão para a forma digital de 67 mil fotos históricas sauditas.

Da redação* São Paulo – A empresa Emaar Properties, dos Emirados Árabes Unidos, contratou a empresa Saudi Oger Ltd., por US$ 494 milhões, para construir quatro edifícios residenciais com 616 apartamentos cada na costa do Mar Vermelho, segundo informa o jornal Saudita Arab News. Os edifícios fazem parte da King Abdullah Economic City, um empreendimento

Da redação* São Paulo – A empresa de telefonia do Bahrein, Batelco, pretende comprar por US$ 144 milhões participação de 20% na maior empresa de telefonia celular do Iêmen, a Sabafon, segundo informa o jornal barenita Gulf Daily News. De acordo com o jornal, esta decisão faz parte de uma estratégia da empresa de elevar para

Silwan Abbassi* Brasília – A indústria alimentícia egípcia, um setor em franco crescimento no país árabe do Norte da África, exportou no primeiro trimestre do ano aproximadamente 1,7 bilhão de libras egípcias (US$ 298 milhões). Em todo o ano de 2006, o setor exportou 5 bilhões de libras (US$ 878 milhões), 30% a mais do

Da redação São Paulo – O governo federal brasileiro vai criar uma política industrial de emergência para cinco setores afetados diretamente pela desvalorização do dólar frente ao real, moeda nacional. O dólar fechou o dia de ontem (15) cotado a R$ 1,98. A desvalorização prejudica os exportadores brasileiros. Os setores que receberão ajuda do governo serão

Agência Brasil Brasília – As possibilidades de cooperação entre o Brasil e a Índia na área espacial são o tema de um encontro entre os dirigentes da Agência Espacial Brasileira (AEB), Sergio Gaudenzi, e da Organização de Pesquisa Espacial da Índia (ISRO), Madhavan Nair, hoje (16) em Brasília. A delegação tem, entre seus integrantes, o diretor

O Programa Municipal de Incubação de Empresas (Prointec), de Santa Rita do Sapucaí (MG), reúne atualmente 11 novas empresas dos ramos de eletrônica e informática. Elas querem dar os primeiros passos no mercado externo e procuraram assistência da Câmara Árabe. Com produtos de baixo custo de operação, elas apostam poder competir com os chineses.