São Paulo – O filme brasileiro Pacarrete (foto acima) será exibido no Festival de Cinema Ibero-americano em Amã, na Jordânia, no dia 10 de setembro. A mostra terá sete filmes de países de língua portuguesa e espanhola: da Argentina, Chile, México, Panamá, Espanha e Venezuela, além de Brasil.
Pacarrete conta a história de uma bailarina aposentada que mora no município de Russas, interior do Ceará. Após deixar a cidade para viver seu sonho de bailarina, ela retorna e quer oferecer ao povo como presente, nos 200 anos do município, um show, mas ninguém se importa. A produção cinematográfica é dirigida por Allan Deberton.
O filme de 2019 recebeu vários prêmios no ano do lançamento. No Festival de Cinema de Gramado levou oito, entre eles Melhor Filme e Melhor Filme Júri Popular. No Festival Internacional de Filmes de Xangai foi indicado ao Golden Goblet e no Festival Labriff ganhou Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Melhor Atriz e Melhor Montagem.
O Festival de Cinema Ibero-americano em Amã começa neste domingo (03). O primeiro filme a ser exibido, no domingo, é Argentina, 1985. No dia 04 estará em cartaz o venezuelano El Dicaprio de Corozopando, no dia 05 El Jeremías, do México, no dia 06 o espanhol Mediterráneo, no dia 11 Salsipuedes, do Panamá, e no dia 12 o filme “1976”, do Chile.
As informações são da Embaixada do Brasil em Amã, que é parceira na exibição do filme brasileiro. A entrada para assistir é gratuita, assim como a pipoca. Os filmes podem ser vistos no anfiteatro da Royal Film Commission.
Serviço:
Festival de Cinema Ibero-americano em Amã
De 03 a 12 de setembro de 2023
Royal Film Commission
Amã- Jordânia
Mais informações aqui