Abu Dhabi – O emirado de Abu Dhabi vai promover campeonatos escolares de jiu-jitsu este ano. As escolas participantes serão das regiões de Abu Dhabi, Al Ain e da região oeste do emirado. Cada centro de ensino poderá indicar cinco alunos, que competirão primeiro em campeonatos regionais e depois em um campeonato do emirado todo, escolhendo o melhor lutador de Abu Dhabi.
Um projeto especial do Conselho Educacional de Abu Dhabi, o Projeto Escolar de Jiu-Jitsu, permite que alunos das sextas, sétimas e oitavas séries (de 11 a 14 anos de idade) de 42 escolas de Abu Dhabi estudem jiu-jitsu brasileiro nas aulas de Educação Física. Em seu segundo ano, o projeto já oferece treinamento a mais de 20 mil alunos, incluindo mais de 2 mil alunas do emirado.
Alunos de jiu-jitsu desenvolvem grande entendimento da mecânica do sistema esquelético e muscular humano, e conseguem enfrentar e dominar um atacante sem causar ferimentos. Entretanto, a aquisição requer esforço físico e mental dos jovens.
Segundo os promotores do programa, no entanto, as recompensas são grandes e incluem aumento de massa muscular e melhor flexibilidade. Além do mais, também são desenvolvidas habilidades sociais como respeito, disciplina e bom senso devido ao contato entre alunos se seus instrutores.
*Tradução de Mark Ament