Geovana Pagel
São Paulo – Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Egito e Marrocos estão entre os mercados de destino do açúcar bruto exportado pela usina Jalles Machado S/A., sediada em Goianésia, no estado de Goiás. Os embarque são realizados por meio de tradings árabes que vendem o açúcar brasileiro para refinarias da região.
"Foram os importadores árabes que nos procuraram interessados em comprar o açúcar bruto. As vendas para o Oriente Médio e Norte da África começaram há cerca de 7 ou 8 anos", contou coordenador de exportação, Elton Vieira.
Além de cerca de 38 mil toneladas anuais de açúcar bruto, das quais 20% a 30% são exportadas, a indústria produz açúcar cristal, açúcar orgânico, produtos de higiene e limpeza à base de álcool e álcool combustível.
O açúcar bruto e o orgânico são o carro chefe das exportações da Jalles que também quer iniciar as vendas externas de álcool combustível em 2006. "Tudo indica que o preço estará favorável para as exportações de álcool combustível", disse Vieira. No entanto, de acordo com ele, a grande aposta da empresa para conquistar cada vez mais clientes no exterior é o açúcar orgânico.
"Iniciamos a produção do orgânico, com maior valor agregado, há apenas três anos e já exportamos 99% da produção", afirmou. Na safra 2006-2007 a Jalles Machado vai produzir 13 mil toneladas de açúcar orgânico, que serão exportadas principalmente para os norte-americanos.
A empresa
Em 1970 foi fundada a Goianésia Álcool S/A., uma pequena usina para a produção de álcool combustível, que a partir de 1993 começou também a produzir açúcar, dando início a um novo ciclo, passando a se chamar Jalles Machado S/A Açúcar e Álcool.
Hoje, 31 mil hectares de cana-de-açúcar abastecem a indústria, que gera cerca de 2,6 mil empregos diretos. Nas áreas de renovação ou expansão, diversifica-se a produção plantando grãos, principalmente soja. A área destinada à produção orgânica, de cana-de-açúcar e soja, é de aproximadamente 4 mil hectares. A adubação é orgânica e o controle de pragas é biológico ou natural.
"Todo o processo produtivo leva em consideração os aspectos e impactos ambientais das atividades, visando reduzir os efeitos negativos sobre o meio ambiente", ressalta o coordenador Vieira.
Contato
Telefone: +55 (62) 3389-9000
Site: www.jallesmachadosa.com.br