Isaura Daniel
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São Paulo – A Associação de Dirigentes de Venda e Marketing do Brasil (ADVB) terá um escritório em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, até o final deste ano. De acordo com Agostinho Turbian, presidente da Federação Nacional das ADVBs, que congrega as entidades do ramo, a intenção é inaugurar uma base no país árabe até no segundo semestre de 2008. As ADVBs são organizações de relacionamento empresarial, que atuam hoje fomentando as boas estratégias de vendas e marketing entre as empresas.
“Os Emirados estão criando uma nova Meca de integração do mundo. Há espaço para os brasileiros se conectarem com essa operação”, diz Turbian. Em linhas gerais, a ADVB-Emirados Árabes Unidos terá como objetivo promover os profissionais e as empresas brasileiras no mercado local. Já existem três ADVBs no exterior, no Japão, Estados Unidos e Portugal, atuando nestes moldes. Elas também organizam a ida de governadores de estado para os países com o intuito de promover as suas regiões e prospectarem negócios. Isso deve ser feito também em Dubai, de acordo com Turbian.
Cada governador vai abordar, no país, sua área de especialidade. O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), por exemplo, poderia falar sobre turismo. Uma das áreas que a ADVB-Emirados Árabes Unidos pretende explorar é a de hotelaria. A idéia é oferecer tantos os serviços de brasileiros no local quanto promover iniciativas empresariais brasileiras no segmento. Turbian afirma que a abertura do escritório também tem por objetivo cooperar com um país irmão e trocar experiências em áreas nas quais cada uma das partes tem expertise.
Turbian já esteve duas vezes nos Emirados Árabes Unidos, durante o ano passado, e deve voltar mais duas vezes neste ano. Uma delas será nos próximos meses e a outra um pouco antes da inauguração da ADVB local. Ele afirma que ainda não está definido o tamanho da estrutura da entidade em Dubai, mas que nela deverão trabalhar árabes que entendem a cultura brasileira e também brasileiros com conhecimento da cultura árabe. Atualmente, representantes da FenADVB estão conversando com órgãos do governo federal sobre a abertura da estrutura nos Emirados Árabes Unidos.
Além da base nos Emirados, deve ser aberta também uma ADVB na China, mas em 2009. Todos ficarão sob o guarda-chuva da FenADVB. A Federação congrega atualmente 17 ADVBs no Brasil, além das três no exterior. A mais antiga dessas entidades tem 52 anos e a mais nova um mês. Elas nasceram com objetivo de capacitar profissionais de vendas, em uma época em que não eram difundidos os conceitos de vendas e marketing no Brasil. Mais tarde foram criadas as premiações que destacam profissionais de vendas, hoje um dos braços mais conhecidos das ADVBs no país.
As ADVBs promovem, entre outros, os prêmios Top de Marketing, Top de Vendas, Top Social, Top Ambiental e Top de Turismo, para valorizar iniciativas e empresas que se destacam por suas estratégias e bom desempenho nestas áreas. No ano passado, o presidente da Vale do Rio Doce, Roger Agnelli, recebeu o título de Personalidade de Vendas da ADVB-São Paulo. Hoje, as ações das ADVBs são voltadas também para áreas como sustentabilidade e meio ambiente, já que os mercados mundiais e também o brasileiro valorizam estas iniciativas.