São Paulo – Importadores do Líbano e dos Emirados Árabes Unidos foram convidados pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) para participar do “Alto Verão Carioca”, evento de moda que ocorre de hoje (16) a sexta-feira na capital fluminense. De acordo com informações da organização, 70 compradores brasileiros e oito estrangeiros vão visitar showrooms de 40 grifes do Rio e de pólos de moda do estado.
Segundo o gerente internacional de operações da Firjan, João Paulo Alcântara, do Líbano participa uma representante da marca Glow, que tem duas lojas, e dos Emirados um funcionário da rede Ginger & Lace, de Dubai, que conta com três lojas. Ambas as empresas têm interesse em moda feminina, moda praia a acessórios.
Alcântara acrescentou que a representante da Glow ainda não importa do Brasil e participa pela primeira vez de um evento no país. “Ela trabalha principalmente com produtos italianos”, declarou. A idéia é apresentar a indústria e o design brasileiro para que a loja amplie seus canais de compras.
Já a Ginger & Lace importa do Brasil roupas de grifes como Osklen e Cecília Prado. Nesse caso, de acordo com Alcântara, o objetivo é incentivar a empresa a ampliar suas importações. A sugestão de convidar a companhia partiu inclusive de um fornecedor.
O “Alto Verão Carioca” não é uma mostra estática e, segundo Alcântara, “envolve toda a cidade”. Os visitantes escolhem os showrooms ou ateliês que desejam visitar e são acompanhados por um guia da organização. O evento está na terceira edição.
O Brasil exportou o equivalente a US$ 32 milhões em produtos têxteis e confecções ao mundo árabe no ano passado, de acordo com informações da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit). Houve uma redução de 2% em comparação com 2007.