Algérie Presse Service
Argel (Argélia) – O Ministério das Minas e Energia da Argélia lançou, na semana passada, licitação internacional para 10 novos blocos de exploração de petróleo e gás. Ao todo, 53 empresas estrangeiras, algumas pela primeira vez na Argélia, compareceram à cerimônia de lançamento.
Uma sala de dados vai funcionar em Argel até 16 de dezembro para as empresas interessadas em participar. Os lances serão revelados em 20 de março de 2005.
O diretor de exploração da estatal argelina Sonatrach, Djillali Takherist, que presidiu a sessão, falou à imprensa que um número significante de empresas, muitas conhecidas em todo o mundo, demonstraram grande interesse na licitação e em estabelecer contatos de parceria com a Sonatrach.
Desde que a petrolífera argelina fez o primeiro convite internacional, em novembro de 2000, 27 contratos foram assinados com investimentos totais de US$ 393,85 milhões.
A diversificação dos parceiros da Sonatrach, de acordo com o diretor, tem como objetivo aumentar a capacidade de produção para 100 bilhões de metros cúbicos de gás natural por ano e 2 milhões de barris de petróleo por dia até 2010.