Algérie Presse Service*
Argel – O ministro da Indústria da Argélia, El Hachemi Djaaboub, enfatizou na terça-feira (29) em Argel, capital do país, a importância de desenvolver a indústria da madeira no país e incentivar a cooperação estrangeira na exploração das árvores de cortiça. “A indústria da madeira é um setor promissor na Argélia”, afirmou. O ministro falou durante a inauguração da primeira Feira Internacional da Indústria da Madeira e Derivados, a Expobois, que reuniu 90 expositores nacionais e estrangeiros.
Os expositores estrangeiros levantaram a questão da concessão para produção de cortiça na Argélia que está atualmente limitada a um ano, pedindo contratos de maior duração. Também aproveitando a presença do ministro, os produtores argelinos falaram da necessidade de treinamento para os trabalhadores e pediram a criação de centros de treinamento para garantir o desenvolvimento do setor.
A feira pode gerar uma série de oportunidades no país. Segundo o ministro de Pequenas e Médias Empresas, Mustapha Benbada, a Argélia produz apenas 15% de sua demanda anual por madeira, devido às poucas florestas. Ou seja, 85% da madeira consumida vem do exterior. Em 2004, o país importou mais de US$ 300 milhões, onde cerca de 80% em madeira para construção. As importações vêm principalmente do Canadá, Malaui, Gabão e o norte da Europa.
*Tradução de Silvia Lindsey