São Paulo – Nove autoridades árabes já estão confirmadas para participar do Fórum Econômico Brasil & Países Árabes, que ocorre em São Paulo, em 14 de abril. Os convidados são especialistas em setores como agricultura, turismo e comércio e indústria vindos de diferentes países. O evento acontecerá no Hotel Unique e tem como objetivo promover e estreitar relações comerciais e culturais entre os países.
Entre os confirmados está Khaled Hanafy, secretário-geral da União das Câmaras Árabes. A entidade é o braço da Liga Árabe para o setor privado e reúne câmaras de comércio e indústria das nações da região e de fora dela, incluindo a Câmara de Comércio Árabe Brasileira. Hanafy é professor de Economia e Negócios internacionais e já foi ministro do Abastecimento e Comércio Interno do Egito, presidente da Agência para o Desenvolvimento do Comércio Interno e reitor da Faculdade da Academia Árabe de Ciência, Tecnologia e Transporte Marítimo.
Hanafy tem mestrado em Desenvolvimento Regional e PhD em Comércio Internacional. Ele liderou projetos de consultoria à Liga Árabe, ao Banco Mundial, ao Fundo Monetário Internacional, à Organização Mundial do Comércio, à Organização das Nações Unidas, à Organização Internacional do Trabalho e à União Europeia. Hanafy prestou, ainda, consultoria econômica à Federação Egípcia de Câmaras de Comércio, e outras consultorias em setores como economia, logística fiscal, cadeia de fornecimento e transporte e marketing.
O secretário-geral da Liga Árabe, Ahmed Aboul Gheit (foto acima), também está confirmado do evento em São Paulo. Gheit é político e diplomata egípcio e já foi ministro das Relações Exteriores de seu país. Ele se tornou diplomata em 1965, e fez carreira no Ministério das Relações Exteriores do Egito, tendo ocupado cargos em Roma, Nicósia, Moscou e Nova York. Participou das negociações para os Acordos de Camp David, em 1978, que levaram à assinatura do Tratado de Paz Israelo-Egípcio e, em 1999, chefiou a delegação permanente do Egito junto à ONU.
Outra autoridade árabe que virá ao Brasil é Yousef Hasan Khalawi, CEO da Câmara Islâmica de Comércio, Indústria e Agricultura (ICCIA, na sigla em inglês), entidade internacional que reúne câmaras de nações muçulmanas. Khalawi é especialista em investimento internacional, gestão, desenvolvimento e investimento por empresas familiares e empresas sem fins lucrativos. Ele também é membro do conselho de administração do Centro Saudita de Arbitragem Comercial, e faz parte dos conselhos diretores de entidades como a Organização Contábil e Auditora para Instituições Financeiras Islâmicas do Bahrein.
Também estará no evento Nevine Gamea, ministra do Comércio e Indústria do Egito. Gamea foi nomeada secretária-geral do Fundo Social para o Desenvolvimento (SFD) em 2016. Em 2017, assumiu os cargos de CEO e diretora executiva da Agência de Desenvolvimento de Pequenas, Médias e Micro Empresas do Egito.
Gamea também já chefiou o setor central de financiamento a pequenas empresas do SFD. Formada pela Faculdade de Comércio da Universidade do Cairo, ela tem trinta anos de experiência profissional em economia e assuntos financeiros, passando por instituições como o Banco Nacional do Kuwait e o Banco Nacional de Desenvolvimento, hoje Banco Islâmico de Abu Dhabi (ADIB). Ainda no âmbito governamental, estará no evento brasileiro a ministra do Turismo e Antiguidades da Jordânia, Majd Mohammad Shweikeh; além da Sheikha Hessa Saad al-Abdullah al-Sabah, presidente do Conselho Árabe das Mulheres de Negócios.
Na área de economia, o Fórum também terá nomes como Samir Chaturvedi, CEO da Abu Dhabi Ports, companhia operadora de 11 portos e terminais marítimos no país árabe, e na África, na Guiné, e Natheem Al Sabbah, secretário-geral da Arab Investors Award, prêmio que reconhece o desempenho de empresas e indivíduos árabes e latino-americanos com contribuições relevantes ao comércio. O prêmio será anunciado durante o Fórum.
Já no setor de comunicação, o Fórum contará com a presença de Nidal Abou Zaki, diretor executivo da Orient Planet. A empresa é uma das consultorias de relações públicas e comunicação que mais cresce no Oriente Médio, com 10 escritórios e filiais espalhados pelas regiões do Golfo, Levante e Norte da África. Zaki também é secretário-geral do Conselho Empresarial Libanês, Dubai e Emirados do Norte. Graduado pela Universidade Americana Libanesa, ele tem experiência no setor de Relações Públicas e Indústria de Comunicações, e se destaca em estratégia digital, marketing, responsabilidade social corporativa e gestão e comunicações de crise.
Entre os brasileiros, estão confirmados Luis Justo, CEO do festival de música Rock in Rio, e Fábio Rua, diretor da IBM, gigante de tecnologia da informação. São esperados cerca 1 mil participantes entre representantes do governo brasileiro e de países árabes, além de entidades de setores como agronegócio, infraestrutura, tecnologia, turismo, inovação, logística, além de produtos e serviços halal, que mantêm intercâmbio frequente com os árabes.
O fórum será dividido em painéis sobre negócios digitais, movimentos globais geradores de impactos econômicos, desenvolvimento sustentável e segurança alimentar. A programação prevê ainda a assinatura de acordos bilaterais.
Serviço
Fórum Econômico Brasil & Países Árabes
Data: 14 de abril de 2020, a partir das 8:30
Local: Hotel Unique (Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4700)
Inscrições: https://bit.ly/2RTduif