Agência Sebrae
Belo Horizonte – Produtores rurais de Barbacena comemoram os bons resultados na exportação de flores. Em 2006 foram vendidas 120 mil dúzias de rosas para o mercado externo e em 2007 esse número subiu para 170 mil dúzias, o que representa um incremento de 40% nas exportações do pólo.
As vendas foram efetuadas para uma grande distribuidora de Portugal, que vende as flores brasileiras para outros países europeus. O crescimento das exportações foi registrado de outubro de 2007 a março de 2008, em comparação com o mesmo período de 2006/2007.
"Esse aumento representa um retorno de Barbacena ao mercado internacional", diz Felipe Alvim, técnico do Sebrae na região. O município produz rosas desde a década de 60. A partir dos anos 80, a cidade passou por crises devido à necessidade de os produtores pagarem royalties aos criadores das variedades de flores plantadas.
Os agricultores interromperam as exportações, que até então representavam a maior fatia de faturamento, e o mercado interno não era suficiente para absorver a produção. Em 2005, o Sebrae em Minas Gerais implantou o projeto Floricultura na região de Barbacena, com a proposta de melhorar a qualidade dos produtos, diversificar e ampliar mercados consumidores.