Omar Nasser, da Fiep*
Curitiba – A Barion, tradicional indústria de chocolates e wafers do Paraná, está apostando na ampliação das vendas para o mercado árabe. Exportando há seis anos para a região e contando com clientes no Iêmen, Jordânia, Marrocos e Palestina, a empresa quer entrar, agora, na Arábia Saudita, Síria e Líbano. "São mercados que têm muito para crescer", reconhece Rommel Barion, diretor de exportação.
Atualmente o mercado árabe responde por 30% das vendas externas da empresa, o que significa uma receita anual de US$ 230 mil, em média. Para ampliar as vendas, o empresário confirmou que estará na Feira de Damasco, na Síria, entre os dias 3 e 12 de setembro próximo.
Barion conta que as primeiras vendas para o Oriente Médio começaram com uma visita à FSM, feira de alimentos da Alemanha. Lá, ele foi contatado por empresários da Palestina, que abriram as portas do mercado árabe para a indústria.
Barion diz que o mercado de snacks – o tipo de produto em que se enquadram os chocolates e wafers produzidos pela indústria – tem um grande potencial de crescimento na região.
Instalada na cidade de Colombo, Região Metropolitana de Curitiba, a Barion atua como atacado desde 1960 e como indústria desde 1978.
Com capacidade instalada para produzir 320 toneladas mensais, emprega 180 funcionários. Além dos chocolates e wafers, produz também biscoitos e confeitos.
Serviço
Barion & Cia. Ltda.
Endereço: R. Carmem Zanon, 1736 – Colombo – PR – Brasil
Fone: + 55(41) 3666-6185
Fax: + 55(41) 3666-5557
e-mail: info@barioncia.com.br / rommel@barioncia.com.br
*Federação das Indústrias do Estado do Paraná